Museu Republicano abre exposição “Cores Nyotas em Itu”, neste sábado (25)
Com entrada gratuita, o Museu Republicano de Itu funciona de terça a domingo, das 10h às 17h
- Data: 22/11/2023 15:11
- Alterado: 22/11/2023 15:11
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Museu Republicano de Itu
Crédito:Reprodução - Arquivo/Itu.com.br
O Museu Republicano de Itu abre no sábado, dia 25, às 10h, a exposição temporária “Cores Nyotas em Itu”, da fotógrafa Pola Fernandez e do Grupo de Mulheres Negras Saltenses – Nyotas. Composta por uma série de 18 retratos, a exposição é uma reflexão sobre ancestralidade e o protagonismo das mulheres negras.
“Na abertura, teremos uma roda de conversa com a Pola Fernadez e com algumas integrantes do Grupo de Mulheres Negras Saltense – Nyotas”, conta a supervisora do Museu Republicano, Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego. Além do bate-papo, o público poderá participar de uma oficina de turbantes.
Com entrada gratuita, o Museu Republicano de Itu funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, e a exposição temporária “Cores Nyotas em Itu” ficará em cartaz até maio de 2024.
História do Museu Republicano – O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo então presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e, desde então, subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.
É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.
Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.