Museu Índia Vanuíre tem projeto “Família no Museu” e ação de inclusão sociocultural

A programação gratuita, em Tupã (SP), ainda traz o filme "Último Índio" e debate sobre a obra, exposição temporária e muita diversão com aprendizado para as famílias

  • Data: 26/05/2023 08:05
  • Alterado: 26/05/2023 08:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Museu Índia Vanuíre tem projeto “Família no Museu” e ação de inclusão sociocultural

Crédito:Divulgação

Você está em:

O Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, terá uma programação cheia de atrações gratuitas nos próximos dias. 

Nesta sexta-feira (26), às 9h e às 14h, a edição do “Cultura e Questões Indígenas em Foco” exibe o filme “Último Índio”, de Maria Teresa Murer. A obra traz uma narrativa de que, quando a aldeia acaba, o velho pajé Tamai leva o último indígena, o jovem Caiua, para viver com um povo indígena irmão. No caminho revela que vivia com não-indígenas e explica como voltou às suas raízes. Mostra tradições, costumes, valores e pensamentos sobre a vida e a integração com a natureza. A ação reforça o compromisso do Museu em divulgar questões relacionadas aos povos indígenas para que novas gerações reconheçam a contribuição e a influência de diversos grupos para a construção da sociedade brasileira. 

No sábado (27) e no domingo (28), das 10h às 16h, o projeto “Família no Museu” vai abordar conteúdos referentes à exposição de longa duração “Tupã Plural”. Os visitantes participam de uma atividade de quebra-cabeça alusiva ao módulo “Representação Tecida e Cesteira no Acervo Indígena”. Em seguida será realizado uma roda de conversa sobre as matérias-primas utilizadas na confecção dos objetos em exposição, sempre de forma lúdica e reflexiva. 

O Museu Índia Vanuíre abriga um acervo expressivo que reúne peças da história da cidade, além de objetos e artefatos de diversos povos indígenas do Brasil. Com o objetivo de levar ao público um pouco sobre a riqueza dessa coleção, o equipamento apresenta, em todas as segundas-feiras do mês, informações e curiosidades sobre o acervo. Na segunda-feira (29), às 12h, as redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire | Twitter: /mhindiavanuire/) vão compartilhar mais um conteúdo interessante. Ficou curioso? Acesse e confira. 

Na quarta-feira (31), às 14h, acontece o projeto sociocultural “O olhar é o sentir pelas mãos”, parceria do Museu com o programa Vida Iluminada, da Unimed. O objetivo é incentivar a inclusão de pessoas com deficiência visual tornando-as frequentadoras do Museu Índia Vanuíre. Outro propósito é promover a convivência da equipe da instituição com esse público, despertando momentos de aprendizado e reflexões para a vida no cotidiano. 

E o público ainda pode conferir a exposição temporária “Entre Contas e Penas: a Beleza e a Diversidade dos Colares e Brincos Indígenas”, que reúne peças do acervo da instituição de forma a valorizar, difundir e promover reflexões sobre a diversidade e a riqueza das culturas indígenas. A mostra estará em cartaz de 1 a 30 de junho, de terça-feira à domingo, das 9h às 18h. 

Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Compartilhar:

  • Data: 26/05/2023 08:05
  • Alterado:26/05/2023 08:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados