Museu Índia Vanuíre tem exposição, oficina de Beiju e plantio de árvores
Programação é gratuita; "Mostra Tupã Plural" de longa duração também está como sugestão ao público
- Data: 01/06/2023 10:06
- Alterado: 01/06/2023 10:06
- Autor: Redação
- Fonte: Museu Índia Vanuíre
Crédito:Divulgação
O Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, terá uma agenda repleta de atividades em junho.
De 1 a 30 de junho, de terça a domingo, das 9h às 18h, o Museu apresenta a exposição “Entre Contas e Penas: a Beleza e a Diversidade dos Colares e Brincos Indígenas”. A mostra traz uma coleção de colares e brincos indígenas que fazem parte do acervo da instituição que, desta forma, segue cumprindo seu propósito de difundir, valorizar e promover reflexões sobre a diversidade e a riqueza das culturas indígenas. A entrada é gratuita.
A instituição mantém atenção especial e permanente com a ação Saberes e Fazeres Indígenas. A atividade mensal promove diálogo entre um indígena convidado e o público do museu. Além do debate, valoriza e preserva a transmissão da memória indígena às futuras gerações. O convidado do mês é Cândido Mariano, Terena, da Terra Indígena Icatu. Sexta-feira, 2 de junho, das 9h às 16h, gratuita.
Aos finais de semana o museu promove ações lúdicas e reflexivas como forma de integrar famílias visitantes ao Museu. Com o intuito de comunicar, a exposição de longa duração deste mês “Tupã Plural” será o jogo “Encontre o acervo” – que por meio da observação e percepção dos detalhes – consiste em encontrar informações sobre os objetos em exposição. Sábado e domingo, 3 e 4 de junho, das 10h às 16h, gratuita.
O espaço cultural abriga um acervo com peças da história da cidade, além de objetos e artefatos de diversos povos indígenas do Brasil. Com o propósito de levar ao público um pouco sobre a riqueza da coleção, apresenta, às segundas-feiras, informações e curiosidades sobre o Museu. Nas Mídias Sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire | Twitter: /mhindiavanuire/). Segunda-feira (5), às 12h.
Terça-feira, 6 de junho, às 10h, o Museu Índia Vanuíre realizará o plantio de mudas de Palmeiras em seu entorno para celebrar o Dia do Meio Ambiente. A comunidade local participará da ação que tem o propósito de contribuir com mais verde na região. Gratuito.
Oficina de Beiju nas mídias sociais
Quarta, 7 de junho, às 9h, uma oficina de beiju acontecerá nas mídias sociais. Ministrada por Rosenilda Donquenkri, a ação compartilhará o significado cultural e histórico do alimento típico indígena. Rosenilda levará o público a uma viagem pela tradição culinária indígena, destacando não apenas o beiju, mas outros pratos típicos da gastronomia indígena. Uma oportunidade de saber sobre a importância dos alimentos na história dos povos indígenas. A oficina terá ensinamentos sobre o preparo de ingredientes tradicionais e conhecimentos transmitidos de geração em geração. Além disso, mostrará a conexão da alimentação indígena com a natureza. Nas Mídias Sociais. Museu Índia Vanuíre Sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire | Twitter: /mhindiavanuire/).