Museu Índia Vanuíre realiza bate-papo com representante da Aldeia Vanuíre
Totalmente gratuita, a programação também traz quebra-cabeça temático e exposições em cartaz
- Data: 05/05/2023 08:05
- Alterado: 05/05/2023 08:05
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Museu Índia Vanuíre
Crédito:Divulgação
Nesta sexta-feira (5), das 9h às 16h, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza mais uma edição do projeto “Saberes e Fazeres Indígenas”, atividade mensal que promove diálogo entre um indígena convidado e o público do museu, tendo como objetivo a preservação e transmissão da memória indígena. Este mês, o bate-papo será com Mateus Campos Damaceno, representando a Terra Indígena Vanuíre.
Além disso, no sábado (6) e no domingo (7), das 10h às 16h, acontece o projeto “Família no Museu”, com atividades que incluem um jogo de quebra-cabeça temático. O objetivo é estimular a interação cultural familiar e histórica, promovendo aprendizagem de forma lúdica e reflexiva.
O público ainda pode aproveitar para conhecer três exposições em cartaz. A primeira, lançada recentemente, “Entre Contas e Penas: a Beleza e a Diversidade dos Colares e Brincos Indígenas”, que aborda uma coleção impressionante de colares e brincos feitos à mão. São peças únicas confeccionadas com técnicas e materiais tradicionais, transmitidos de geração em geração. A segunda mostra tem o título “Pinturas em tela – Projeto Aguçando as Memórias 2022”, e traz 18 telas com temas de frutas e flores, todas produzidas por participantes do projeto “Aguçando as Memórias” cujo público-alvo são os idosos. E, por fim, a mostra “Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição”, com peças como panelas, jarros, moringas e esculturas, entre outros acervos produzidos pelos povos Terena, habitantes de terras indígenas no interior de São Paulo e no Mato Grosso do Sul.
Visitação
O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h.