Museu do Ipiranga recebe prêmio em Inclusão e Diversidade

Premiação reconhece trabalhos acadêmicos na área do Direito e congratula projetos e instituições com Selos de Reconhecimento que contribuem para democracia e ampliação do diálogo

  • Data: 08/03/2023 15:03
  • Alterado: 08/03/2023 15:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Museu do Ipiranga
Museu do Ipiranga recebe prêmio em Inclusão e Diversidade

Crédito:Divulgação/Natalia Cesar

Você está em:

O Instituto Norberto Bobbio, uma instituição sem fins lucrativos e que se dedica a ajudar pessoas e instituições a lerem o mundo e compreenderem seus complexos desafios, apresenta neste ano a primeira edição do Prêmio Raymundo Magliano Filho, criado em homenagem ao ex-presidente da Bolsa de Valores de São Paulo e fundador do INB. A premiação tem como objetivo reconhecer trabalhos acadêmicos que contribuem para a ampliação da participação cidadã, sendo dedicada a alunos de Direito e possuindo três categorias: Pesquisa de Graduação, Pesquisa de Pós-graduação lato sensu e Pesquisa de Mestrado e Doutorado. Em cada categoria concorrem três finalistas. 

A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu no dia 7 de março no Salão Nobre do TEATRO FAAP, localizado na Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo. Na ocasião também foram concedidos, como homenagem, selos a entidades de imprensa, instituições jurídicas, escritórios de advocacia, docentes e profissionais do Direito por reconhecimento aos esforços e méritos alcançados em: Transparência e Publicidade do Poder; Inclusão e Diversidade; Inovação em Cidadania. 

“O Instituto busca fortalecer a sociedade civil e aprofundar a experiência democrática por meio da ampliação da participação e da consciência cidadã. Acreditamos que a premiação é uma das formas de incentivar estudantes e pesquisadores da área do Direito a contribuir de forma efetiva para a proteção e ampliação da experiência democrática, das múltiplas dimensões de igualdade e novas formas de cidadania, por meio de seus trabalhos e experiências”, explica César Barreira, coordenador executivo do Instituto Norberto Bobbio. 

Barreira, em conjunto com Levio Scatollini, coordenador geral do INB, percorreu 50 universidades em seis estados, além do Distrito Federal, para divulgar o lançamento do prêmio. A partir de então tiveram início as inscrições, com trabalhos que envolvem pesquisas no campo do Direito que tenham relação com os temas Democracia, Igualdade e Inovação cidadã. 

Os premiados levarão valores em dinheiro, além da possibilidade de publicação de síntese/resumo do trabalho na Revista do INB e ampliação da divulgação dos temas além do campo acadêmico. 

Criado por Raymundo Magliano Filho em 2010, o INB está expandindo nacionalmente. “Estamos aumentando a presença do INB e nacionalizando seu trabalho, fazendo chegar a mais pessoas. Além da Revista Bindi, estamos trabalhando com um projeto cultural de tradução de quatro obras inéditas do filósofo italiano Norberto Bobbio, que dá nome ao instituto, sem contar a elaboração de uma pós-graduação sobre direito e novas tecnologias”, conta César Barreira. 

O Sr. Raymundo Magliano Filho faleceu em 11 de janeiro de 2021, vítima de Covid-19. Após sua passagem, o Instituto Norberto Bobbio criou em sua homenagem o Prêmio Raymundo Magliano Filho.

Os projetos e/ou instituições que receberão o Selo de Reconhecimento são: 

Inclusão e Diversidade

Maurício Pestana — CNN Brasil

Instituto Socioambiental (ISA)

 Museu do Ipiranga 

Transparência e Publicidade do Poder

 Mapa da Violência — IPEA e Fórum Brasileiro de Segurança

 Auditoria Cidadã da Dívida

 Dr. Fernando Fernandes e Instituto Tristão Fernandes — RJ 

Inovação Cidadã

 Fato ou Fake — G1/Grupo Globo

 Fab Lab Livre SP — Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia

 Hand Talks 

Os pesquisadores premiados são:  

Pesquisa de Graduação:

Lívia Oliveira Lino (FGV Direito Rio)

Lorena Henriques Campos (IDP-Brasília)

Pedro Henrique Monteiro da Silva (UFSB) 

Pesquisa de Pós-graduação lato sensu:  

Clara Monteiro Sampaio (FGV Direito Rio)

Vanessa Guimarães dos Santos (EMERJ)

Vanessa Santos do Canto (CEFET/RJ) 

Pesquisa de Mestrado e Doutorado:

Anna Carolina Migueis Pereira (UERJ)

Marcos Lustosa Queiroz (UNB)

Sara Munhoz (UFSCar)

Compartilhar:

  • Data: 08/03/2023 03:03
  • Alterado:08/03/2023 15:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Museu do Ipiranga









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados