Museu do Ipiranga participa da 17ª Primavera dos Museus
Nesta edição, o Museu promove três ações dedicadas ao tema "Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”
- Data: 18/09/2023 16:09
- Alterado: 18/09/2023 16:09
- Autor: Redação
- Fonte: Museu do Ipiranga
Museu do Ipiranga
Crédito:Divulgação
Em setembro, museus e instituições culturais de todo país realizam ações para promover as histórias e memórias de grupos LGBT+, indígenas e quilombolas. Trata-se da 17a edição da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram.
O evento traz o tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. O Museu do Ipiranga participa com três atividades: o Seminário “Lugares de Memória LGBTQIAPN+”; a apresentação “Música no Museu do Ipiranga”, com a orquestra Brasil Jazz Sinfônica; e a exposição “Manto em Movimento”, com um manto produzido pela artista Glicéria Tupinambá junto à sua aldeia.
O Seminário Lugares de Memória LGBTQIAPN+, que acontece nos dias 19 e 20/9, trata de formas de preservar e difundir os patrimônios culturais de populações LGBTQIAPN+, com palestras e debates sobre políticas de preservação de acervos, além de visitas a locais como o Museu da Diversidade Sexual e exposições do próprio Museu do Ipiranga.
Já o espetáculo “Música no Museu do Ipiranga”, no dia 23/9, contará com a Orquestra Brasil Jazz Sinfônica sob a regência do maestro João Maurício Galindo. No repertório, peças de Edu Lobo, Torquato Neto, Baden Powell e Vinícius de Moraes.
Fechando a programação do Museu do Ipiranga, no dia 24/9 a exposição “Manto em Movimento” traz um manto produzido pela artista Glicéria Tupinambá, com a participação de membros da aldeia. Na ação, a artista promoverá uma roda de conversa com o público do museu.
Para mais informações sobre como participar das ações no Museu do Ipiranga, acesse o link de eventos da instituição.