Museu do Ipiranga integra a programação da 19ª Semana Nacional dos Museus

Com mesas, webinário, palestra e lançamento de e-book, estará em pauta o tema da Semana deste ano, "O Futuro dos Museus: Recuperar e Imaginar"

  • Data: 17/05/2021 08:05
  • Alterado: 17/05/2021 08:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Museu do Ipiranga
Museu do Ipiranga integra a programação da 19ª Semana Nacional dos Museus

Crédito:Divulgação

Você está em:

Entre os dias 17 e 23 de maio, acontece a 19ª Semana Nacional de Museus, cuja programação reúne instituições das cinco regiões do país. Com o tema O Futuro dos Museus: Recuperar e Imaginar, o evento propõe reflexões a partir dos desafios atuais, mas de olho no futuro das instituições, com temas como diversidade, inclusão social, tecnologias e responsabilidade museológica. A SNM é promovida pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Para mais informações, acesse http://eventos.museus.gov.br .

O corpo docente do Museu Paulista – unidade da USP que reúne o Museu do Ipiranga e o Museu Republicano de Itu – estará presente em diversos eventos da programação. O primeira deles será o lançamento do e-book “Museu Paulista e as memórias narrativas de Aimé-Adrien Taunay e Hercule Florence” no dia 18, a partir das 10h. O livro digital foi organizado pela Profa. Dra. Ana Paula Nascimento, pesquisadora colaboradora do Museu Paulista, e pela Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, docente da casa. Fruto do convênio entre o Museu Paulista e o Instituto Hercule Florence, o e-book conta com 14 artigos dos palestrantes do seminário de mesmo nome ocorrido em 2019, e estará disponível no site do Museu e do Instituto.

Na mesma semana, o Museu marca presença em duas mesas do webinário “Curadoria em debate: a pesquisa em museus universitários”, entre os dias 20 e 21 de maio. Promovido pelo Museu de Arte Contemporânea da USP, o webinário aborda desafios da prática curatorial em museus universitários, de diversas tipologias, com a participação de palestrantes do Brasil e do exterior. As mesas não necessitam de inscrição prévia, e serão transmitidas no canal do YouTube do MAC-USP. Confira a programação completa aqui.

No primeiro dia, após a abertura oficial, às 14h, a professora Solange Ferraz de Lima, presidente da Comissão de Extensão e Cultura do Museu, faz a mediação da mesa “Curadoria Digital”, entre 14h15 e 16h, com a presença dos palestrantes Corrie Saux Moreau (Cornell University), Dalton Lopes Martins (UnB) e Bruno Moreschi (FAU USP), além de Ana Carolina Maciel (IA COCEN Unicamp) como debatedora. A mesa irá debater as tecnologias digitais como instrumento de produção de conhecimento em face a acervos de grande escala e em crescente expansão, bem como as estratégias de disponibilização de coleções para o público e estabelecimento de práticas colaborativas de identificação e significação.

No dia seguinte, 21/05, o professor Paulo César Garcez Marins participa como debatedor da mesa que encerra o webinário: “Repatriação de acervos e ações de reparação”, das 16h10 às 18h. As reivindicações de propriedade de bens culturais, que foram retirados de seus territórios de origem, intensificaram-se nos últimos anos e impuseram novos desafios e reflexões aos museus contemporâneos. O objetivo desta mesa é discutir a repatriação e restituição de bens culturais, bem como a responsabilidade ética e jurídica dos museus frente a tais demandas. Com os palestrantes Rodrigo Christofoletti (UFJF), Benoît de L’Estoile (École Normale Supérieure, Paris) e Antoine Gournay (Sorbonne Université), e mediação de Helouise Costa (MAC USP).

Outro destaque da programação da SNM é a palestra “Ações inclusivas e o futuro dos Museus”, que acontece no sábado, dia 22 de maio, das 16h30 às 18h, em parceria com a Casa Mário de Andrade. Nela, as professoras Solange e Vânia Carneiro de Carvalho, também coordenadora do projeto de implantação das novas exposições do Museu, discutem sobre os novos desafios das instituições de memória na sociedade contemporânea, mediante a apresentação de um panorama das ações e experiências em curso promovidas pela equipe do Programa de Exposição do Museu do Ipiranga. Outro tópico a ser abordado é a democratização do acesso ao patrimônio cultural, por meio de ações inclusivas.

O evento será transmitido via Zoom, mediante inscrição. Mais informações no site da instituição. Haverá emissão de certificado de participação, e a atividade poderá contar como crédito de horas para o Programa Formativo “Patrimônio, Memória e Gestão Cultural”.

Programação 19ª Semana Nacional de Museus

18 de maio, terça-feira, às 10h

Lançamento do e-book “Museu Paulista e as memórias narrativas de Aimé-Adrien Taunay e Hercule Florence”

Disponibilização gratuita nos sites do Museu Paulista e Instituto Hercule Florence

Curadoria em debate: a pesquisa em museus universitários

Canal do YouTube do MAC USP – youtube.com/macuspvideos

20 de maio, quinta-feira, das 14h15 às 16h

Culturadoria Digital

Palestrantes: Corrie Saux Moreau (Cornell University), Dalton Lopes Martins (UnB) e Bruno Moreschi (FAU USP)

Mediadora: Solange Lima (MP USP)

Debatedora: Ana Carolina Maciel (IA COCEN Unicamp)

21 de maio, sexta-feira, das 16h10 às 18h

Repatriação de acervos e ações de reparação

Palestrantes: Rodrigo Christofoletti (UFJF), Benoît de L’Estoile (École Normale Supérieure, Paris) e Antoine Gournay (Sorbonne Université)

Mediadora: Helouise Costa (MAC USP)

Debatedor: Paulo César Garcez Marins (MP USP)

22 de maio, sábado, das 16h30 às 18h

Ações inclusivas e o futuro dos Museus

Casa Mário de Andrade – via Zoom, mediante inscrição

Palestrantes: Solange Ferraz de Lima e Vânia Carneiro de Carvalho

Mais informações: http://casamariodeandrade.org.br/programacao-aes-inclusivas-e-o-futuro-dos-museus

Museu do Ipiranga – USP

Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga é sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, e seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura. A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu Paulista e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP). As obras se iniciaram em outubro de 2019 e a expectativa é que o museu seja reaberto em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Para mais informações sobre o restauro, acesse o site museudoipiranga2022.org.br .

O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.

As obras do Novo Museu do Ipiranga são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura.

Patrocinadores e parceiros: BNDES, Fundação Banco do Brasil, Vale, Bradesco, Caterpillar, Comgás, CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, EDP, EMS, Itaú, Sabesp, Banco Safra, Honda, Postos Ipiranga, Pinheiro Neto Advogados, Atlas Schindler e Novalis.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação

  • Data: 17/05/2021 08:05
  • Alterado:17/05/2021 08:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Museu do Ipiranga









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados