Museu das Favelas e o Projeto Refúgio apresentam a exposição ‘O Equilíbrio dos Barrancos’
O objetivo da iniciativa é mostrar a arte como disparador para que jovens em vulnerabilidade social possam trabalhar suas subjetividades. Mostra fica em cartaz, gratuitamente, até 01/10
- Data: 15/08/2023 13:08
- Alterado: 15/08/2023 13:08
- Autor: Redação
- Fonte: Museu das Favelas
Crédito:Divulgação
O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, anuncia a exposição ‘O Equilíbrio dos Barrancos’, que ocorrerá entre agosto e outubro deste ano e exibirá mais de 50 trabalhos artísticos de pintura de mais de 30 jovens artistas do Projeto Refúgio, programa que é coordenado pela Associação dos Artistas e Produtores do Centro (ASP).
A mostra, que possui curadoria de Carollina Lauriano e Guilherme Teixeira, expressa o reconhecimento desses jovens artistas que se encontram em alguma situação de vulnerabilidade, exercendo o direito de ocupar posições de protagonismo dentro de espaços institucionais, exibindo seus trabalhos a partir de suas subjetividades. Além disso, a iniciativa conta com cinco ativações que vão desde oficinas a rodas de conversas com temas voltados para arte, política e sociedade.
Os professores e facilitadores do projeto são artistas com carreiras consolidadas no campo da arte contemporânea brasileira. Já passaram pelo projeto, por exemplo, artistas como: Jaime Lauriano, Raphael Escobar, Moisés Patrício, Bruno Dunley, Igi Ayedun, Élle de Bernardini e Ana Raylander. Atualmente, compõem o corpo de facilitadores e educadores do Refúgio a diretora Daniela Machado, os já citados Carollina e Guilherme, além de Igor Chico, Hiram Latorre e Victor Rocha.
Carla Zulu, coordenadora de relações institucionais e do centro de empreendedorismo do Museu das Favelas, afirma que a parceria com o Projeto Refúgio tem o objetivo de ampliar os olhares para a periferia. “É uma exposição que possibilita que algumas dessas vozes, tantas vezes interrompidas, tenham licença para ecoar e possam cumprir o papel provocador que a arte carrega, na relação entre quem a produz e entre quem a vê”, explica.
A exposição é totalmente gratuita e fica em cartaz até 01/10.
O Museu das Favelas está localizado no bairro Campos Elíseos, em São Paulo, ao lado do Terminal de Ônibus Princesa Isabel. O acesso principal ocorre pelo portão na Rua Guaianases, nº 1024, mas é possível entrar também pela na Avenida Rio Branco, nº 1269. Não há estacionamento no local.
A parceria com o Projeto Refúgio é parte das estratégias de conexão da instituição com territórios periféricos.
Este projeto tem apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Governo de São Paulo, com foco no desenvolvimento continuado de linguagens artísticas para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade.