Museu da Inclusão recebe exposição fotográfica realizada por pessoas com deficiência
Mostra “Apropriação da Paisagem” conta com 80 fotos da cidade de São Paulo tiradas por pessoas acompanhadas pelo Instituto Jô Clemente
- Data: 23/08/2023 13:08
- Alterado: 23/08/2023 13:08
- Autor: Redação
- Fonte: SEDPcD
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
O Museu da Inclusão, equipamento cultural da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), recebe a partir desta quarta-feira (23) a exposição “Apropriação da Paisagem”, do Instituto Jô Clemente (IJC), com registros fotográficos de pessoas com deficiências intelectuais e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A nova mostra fica no Museu até 31 de outubro e a entrada é gratuita.
“A cultura é um instrumento muito importante para a inclusão de todas as pessoas e essa exposição chega ao nosso Museu como forma de incentivar a arte e a reflexão através do olhar de pessoas com deficiências intelectuais, fazendo com que a gente observe o cotidiano de forma plural”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
São 80 painéis fotográficos com imagens captadas por jovens, adultos e idosos atendidos pelo Serviço de Longevidade do IJC, que promove a reabilitação e a manutenção da funcionalidade deste público, e orientados pelo professor de fotografia do Instituto e curador da exposição, Allan Cunha.
“As fotografias documentam o entorno da Instituição, localizada na zona sul da cidade de São Paulo, a partir do olhar poético dos participantes, que traduziram em imagens fotográficas as pessoas, as arquiteturas, os transportes, os objetos e a natureza que compõem a paisagem urbana local”, explica Allan Cunha.
As fotos são frutos da oficina de fotografia criada pelo IJC em 2020, durante a pandemia de Covid-19, como atividade terapêutica, na intenção de ressignificar momentos e lembranças. Por meio da arte, as pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus familiares e profissionais encontraram um novo instrumento de conhecimento.
“A exposição oferece aos visitantes a oportunidade de enxergar o mundo por meio dos olhos das pessoas acompanhadas no serviço de Longevidade”, destaca Victor Martinez, supervisor do Serviço de Inclusão Profissional e Longevidade do IJC.
Serviço:
Exposição fotográfica “Apropriação da Paisagem”
Quando: 23/08 a 31/10/2023.
Funcionamento do Museu da Inclusão: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Local: Memorial da América Latina – Av. Mário de Andrade, 564 – Portão 10.
Entrada gratuita