Museu da Energia e EDP oferecem atrações para todos os públicos no mês de outubro
Atividades gratuitas e diversas acontecem ao longo do dia 21/10 com oficinas, trilhas, visitas guiadas, música e intervenção artística.
- Data: 17/10/2023 10:10
- Alterado: 17/10/2023 10:10
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação Energia e Saneamento
Encontro com a palhaça Olga
Crédito:Divulgação
Um sábado de programação especial gratuita com música popular e regional, oficinas, intervenções teatrais, birdwatching, trilhas e visitas guiadas é o que promete a terceira edição do “Museu da Energia de Portas Abertas”, em Salesópolis. Com patrocínio da EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, o evento para toda a família acontece no sábado, 21 de outubro, das 10h às 17h. O apoio da EDP ao Museu acontece através do Programa de Ação Cultural (ProAC), lei de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A primeira atração do dia será a visita “Caminhos da Energia”, que começa às 10h. A atividade busca elucidar ao visitante o percurso que a energia elétrica faz até chegar aos consumidores, em uma visita pelas estruturas da centenária Usina de Salesópolis.
Com início às 10h30 da manhã, o público tem a oportunidade de conhecer a nova trilha autoguiada, a “Trilha do Tangará”, em que é preciso se inscrever com antecedência. A trilha foi criada para estabelecer uma ponte entre os visitantes e o olhar científico dos mesmos, usando como fio condutor os recursos naturais do Museu da Energia de Salesópolis, local com remanescentes de uma das florestas com maior biodiversidade do mundo, a Mata Atlântica, bioma que abriga cerca de 20 mil espécies vegetais, além de diversa fauna.
Outra atividade programada é o “Encontro com a palhaça Olga”, que começa às 11h15. Nesta atividade, o objetivo é estimular de maneira lúdica e poética a criatividade, a curiosidade e a experimentação de crianças de idades diferentes para o universo das ciências, mais especificamente para a temática dos diferentes tipos de energia. O intuito é contribuir e facilitar o aprendizado dos participantes sobre questões úteis ligadas aos diferentes tipos de energia e solidificar os estudos escolares das crianças. A ação ocorre na Sala Energia do Museu, sendo preciso fazer inscrição prévia.
No período da tarde, o Museu da Energia oferece a “Trilha de Observação” e o “Jogo Super Aves”. A trilha começa às 14h30, e pretende conscientizar crianças e jovens sobre a importância da preservação da Mata Atlântica e da sua flora e fauna silvestre, além de causar uma mudança na relação do público com as aves, mostrando, por exemplo, os benefícios da observação de pássaros livres. Assim, a atividade busca aguçar a curiosidade sobre os mecanismos da natureza e promover uma maior conexão entre o participante e o ecossistema onde está inserido, além de propor uma experiência com o jogo Super Aves desenvolvido pelos educadores e que foi pensado para estimular a prática da observação, também chamado de birdwatching. O Museu, que possui ampla área verde, é um hotspot dessa prática no Brasil, com o registro e catalogação de mais de 360 espécies em seu território, incluindo aves ameaçadas de extinção. A atividade tem capacidade máxima, sendo necessário realizar inscrição com antecedência.
Música
Como forma de promover a música popular e regional, o grupo “Trio Brazuka Vale”, acompanhado do mestre em cultura popular Magela Borbagatto, apresenta rico repertório do compositor, violonista e trompetista José Maria de Abreu, em suas diversas modalidades. Conhecido como o “Rei da Valsa” nos anos 1930 e compositor de mais de 300 canções, entre elas sucessos de Carnaval como “Pegando Fogo” e “Onde está o Dinheiro” (regravadas por Gal Costa nos anos 1980), Abreu tinha como origem o Vale do Paraíba e Alto Tietê: sua família era de Santa Branca e ele nascido em Jacareí.
As músicas são entremeadas por textos que simulam um programa de auditório das antigas rádios da época, momento em que esses aparelhos e a consolidação no uso da eletricidade expandem as formas de lazer no Brasil e no mundo. A apresentação será no Espaço Águas do Museu, às 13h30.
Ainda no sábado, está acontece a apresentação do musical “Fuá de Cá”, grupo de música e cultura popular do Alto Tietê e Litoral Norte, que apresenta repertório convidando e envolvendo o público em dinâmicas como: cirandas, cortejos e brincadeiras que resgatam a infância e promovem a diversão de todos. O som é composto por instrumentos de percussão acompanhados pelo “pífano” (flauta de bambu).
A proposta se inicia com uma oficina brincante, onde o público acompanha os preparativos e é então levado a compor o corpo da banda através de brincadeiras rítmicas. Neste momento, o público é conduzido a reconhecer e aprender um pouco sobre a cultura popular à maneira antiga: a prática e a oralidade. Os integrantes tomam a cena com um repertório diverso, circulando pelas manifestações populares já citadas, com cantigas e músicas de domínio público e autorais.
Todas as atividades do “Museu da Energia de Portas Abertas” em Salesópolis são gratuitas e as atividades que precisam de inscrição antecipadas, as pessoas devem entrar em contato pelo WhatsApp (11) 99115-0020 ou telefone (11) 4696-1332 ou ainda por e-mail [email protected].
Serviço
Museu da Energia de Salesópolis
Endereço: Estrada dos Freires, km 06 – Freires, Salesópolis, São Paulo
Contatos: WhatsApp (11) 99115-0020, telefone (11) 4696-1332 ou e-mail [email protected]
Evento “Museu da Energia de Portas Abertas”
Dia: 21/10 – Sábado
Horário: Início das atividades às 10h
Programação
“Visitação Gratuita – Caminhos da Energia”
Horário: 10h
Local: Casa de Máquinas, Espaço Energia e Reservatório.
Não é necessário fazer inscrição prévia
“Trilha do Tangará”
Horário: 10h30
Necessário fazer inscrição prévia
“Encontro com a palhaça Olga”
Horário: 11h15
Local: Sala Energia
Necessário fazer inscrição prévia
“Trio Brazuka Vale”
Horário: 13h30
Local: Espaço das Águas
Não é necessário fazer inscrição prévia
“Trilha de Observação e o jogo Super Aves”
Horário: 14h30
Necessário fazer inscrição prévia
“Fuá de Cá”
Horário: 16h
Local: Área aberta do museu
Não é necessário fazer inscrição prévia