Movimento Inspire UP: Edu Lyra, Luiza Helena Trajano e Nizan Guanaes participam de live
Durante o evento, o Inspire Up e a ONG Gerando Falcões anunciaram uma parceria na campanha "Corona no Paredão, Fome Não", de combate à fome
- Data: 17/06/2021 13:06
- Alterado: 17/06/2021 13:06
- Autor: Redação
- Fonte: Movimento Inspire UP
Movimento Inspire UP: Edu Lyra
Crédito:Divulgação
Luiza Helena Trajano, empreendedora e presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Nizan Guanaes, uma das mentes mais criativas e brilhantes da publicidade brasileira e Edu Lyra, um dos maiores nomes da transformação social no país, se uniram ao jovem Fernando Melzer, de 16 anos, idealizador do movimento Inspire UP, em uma live gratuita de mais de uma hora, para promover um diálogo com as novas gerações sobre temas como empreendedorismo, inovação, sustentabilidade, transformação social e política.
Cerca de 1200 pessoas acessaram o conteúdo e o vídeo, disponível no Youtube , dobrou de acesso desde que está no ar, o que mostra o grande interesse do público por inspiração e propósito. Durante o evento, Luiza Trajano comentou que a paixão pelo país e por querer fazer as coisas acontecerem na prática é o que a motiva todos os dias a ser alguém melhor e ajudar o Brasil a crescer. A empresária comentou também que os jovens têm demonstrado cada vez mais que são nova força de transformação do país e o meio para fazer isso acontecer é o ambiente digital.
“A pandemia acentuou desigualdade social do país. As famílias brasileiras tiveram que comprometer cerca de 25% a mais de sua renda com alimentação e itens básicos. Isso fez com que muitos jovens, percebendo a desigualdade latente, passassem a se mobilizar para fazer algo em prol da transformação do país como é o caso do movimento Inspire UP, que está levando histórias inspiradoras de líderes pelo ambiente digital, além de ações práticas que impactem na vida da comunidade”, disse.
Nizan Guanaes aproveitou a conversa para recordar sobre a infância difícil em Salvador. Seu pai era ascensorista de elevadores de uma empresa e sua mãe dona de casa. A residência onde morou tinha falhas no piso e fissuras na estrutura do teto. Mesmo assim, seu pai foi capaz de ingressar em um curso de medicina e se formar aos 33 anos de idade.
“Ainda pequeno participei da formatura dele”, recorda Nizan, que complementa: “Meu pai foi uma grande inspiração para mim. Herdei dele essa busca por viver a utopia de uma vida melhor”.
Nizam acredita que o papel da geração dos mais jovens é ressignificar o país e que é preciso que as novas gerações preparem o Brasil para os próximos 200 anos, já que novas adversidades certamente surgirão.
“Vejam o exemplo da seleção Paralímpica. Eles conquistaram um número de medalhas muito maior que a seleção oficial. É preciso haver disposição e preparo para superar obstáculos, porque enfrentaremos muitas outras pandemias”, avalia.
Edu Lyra, idealizador da ONG Gerando Falcões, que tem como objetivo de incentivar jovens da periferia a lutar por um destino melhor, falou sobre a situação da pobreza extrema no Brasil e celebrou todo o apoio que vem recebendo durante a pandemia, tendo como resultado a arrecadação este ano de R$ 58 milhões que possibilitaram alimentar um milhão de pessoas em situação de fome.
“A pobreza no Brasil é como uma prisão de muros intransponíveis. Nossa missão na Falcões é transformá-la em uma peça de museu antes que o Elon Musk colonize o planeta Marte”.
Lyra comentou que sua mãe foi sua grande inspiração. “Ela sempre me disse na vida na em favela que não importa de onde você vem, mais para onde você vai”, relembrou.
A live contou ainda com a participação de Rogério Gonçalves, mais conhecido como o Menino da Lâmpada, garoto de 15 anos que já transformou a vida de muitas famílias com suas ideias e invenções. De família humilde, o jovem criou alternativas sustentáveis para iluminar seu bairro utilizando objetos encontrados em ferros-velhos e lixões no centro de Sidrolândia, Mato Grosso do Sul.
“Não desista, batalhe e corra atrás! Talvez não consiga na primeira vez, mas insistindo é possível alcançar”, disse.
Parceria com a Gerando Falcões
Durante o evento, o Inspire Up e a ONG Gerando Falcões anunciaram uma parceria para que o movimento ajude na campanha “Corona no Paredão, Fome Não”, de combate à fome, encabeçada por Lyra. A ideia da iniciativa é promover uma gincana entre os estudantes para estimular doações, com rankings de desempenho no site da Gerando Falcões.
“Para mim é inconcebível o fato de que 19 milhões de pessoas passam fome no País. Precisamos mudar essa realidade”, disse Fernando Melzer, idealizador do evento.
Inspirando o futuro
Criado e idealizado em fevereiro deste ano por Fernando Melzer, o objetivo do movimento é engajar os jovens em torno da transformação social, incentivando a participação desde cedo em questões importantes que impactam na vida dos brasileiros. O primeiro passo deste movimento foi de promover algumas lives com líderes visionários, inquietos e cheios de histórias para compartilhar, para que sirvam de inspiração.
“A trajetória de cada líder que se propôs a participar do Inspire Up é única e transformadora, mas para além das histórias de impacto que eles têm a contar, estamos interessados em conhecer as pessoas por trás da figura pública e sobretudo o que os move, incentiva e, claro, inspira”, afirma o idealizador do projeto.
Atualmente, a Inspire Up já conta com o engajamento de cerca de 8.000 alunos de escolas públicas e tem apoiado diversos outros movimentos de apoio a causas sociais, como o projeto Mão na Massa, que ajuda pessoas deficientes em situação vulnerável e o Projeto Raiz Quadrada, que apoia alunos no ensino fundamental prejudicados pela pandemia.
Agenda
Na próxima segunda-feira, 21 de junho, a partir das 18h30, o Inspire UP realizará uma conversa com Luciano Huck, que dispõe de um repertório de histórias emocionantes e Guilherme Benchimol, empreendedor e fundador da corretora XP. O evento será gratuito e transmitido pelo YouTube da Inspire Up.
Serviço
InspireUp
Dia 21 de junho
Inscrições https://www.even3.com.br/inspireup2021/