Mostra na Estação Brooklin convida o público a conhecer importante tradição ucraniana
"Pêssankas, A Arte Milenar da Ucrânia" apresenta a história dos ovos pintados à mão
- Data: 11/05/2021 13:05
- Alterado: 11/05/2021 13:05
- Autor: Redação
- Fonte: ViaMobilidade
Recorte de um dos painéis expostos
Crédito:Divulgação
Festividade que ocorre mundo afora, a Páscoa ganha uma leitura muito própria em cada lugar em que é celebrada. Na Ucrânia, país do leste da Europa, por exemplo, uma das tradições mais conhecidas é a confecção de pêssankas, ovos decorados à mão cheios de cores, traços e símbolos com diversos significados. Dando continuidade à mostra iniciada em abril, a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô, leva este mês para a Estação Brooklin a exposição “Pêssankas, A Arte Milenar da Ucrânia”, sobre essa tradição.
As pêssankas são ovos de galinha (ou outras aves) coloridos artesanalmente e “escritos” à mão, pois o nome desse trabalho vem do verbo “pyssaty”, que significa escrever. Com o bico de pena ou a kistka (um pequeno funil) aquecidos e mergulhados em cera virgem de abelha, o artesão vai “escrevendo” os símbolos e desenhos na superfície do ovo, já esvaziado da clara e da gema e completamente limpo. Após várias etapas mergulhado em tintas, o ovo é aquecido em uma chama para derreter as camadas de cera. É a hora mágica em que se revelam os desenhos e as cores da Pêssanka.
A exposição tem curadoria do produtor cultural Maurício Coutinho, produção de Mara Porto e consultoria do Consulado Honorário da Ucrânia/SP, da Sociedade Ucraniano-Brasileira Unificação e de Olga Samira, jornalista descendente de ucranianos.
“A comunidade ucraniana de São Paulo é ativa e perseverante na cultura, no idioma, na fé, no folclore, nas tradições e no amor à pátria, agregando valores em entidades que mantêm a comunidade”, diz Jorge Rybka, cônsul honorário da Ucrânia em São Paulo.
Para Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaMobilidade, a mostra agrega valor ao serviço prestado. “Além de um transporte seguro e confortável, procuramos levar aos passageiros oportunidades de conhecer um pouco mais a riqueza da diversidade cultural que existe em São Paulo”, explica.
Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde para evitar aglomerações e levar informação para quem pode ficar em casa, a exposição também pode ser vista nas páginas oficiais da concessionária no Facebook e Instagram, @ViaMobilidadeSP.
Serviço
“Pêssankas, A Arte Milenar da Ucrânia”
Estação Brooklin – Linha 5-Lilás: até 31 de maio