Mostra em Ribeirão Pires reúne workshop, exposição, música e audiovisual
A Mostra Estância da Luz, projeto criado pelo artista visual Thiago Vaz, realiza, no próximo dia 26 de outubro, na EMARP, em Ribeirão Pires, uma série de atividades unindo exposição fotográfica, workshop de light painting, apresentação musical e estreia de três curtas-metragens
- Data: 22/10/2024 11:10
- Alterado: 22/10/2024 11:10
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Mostra Estância da Luz
Crédito:Divulgação
O artista visual ribeiraopirense Thiago Vaz organiza, no dia 26 de outubro, na Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (Emarp), a Mostra Estância da Luz, que reúne uma série de atividades de diferentes linguagens artísticas, com objetivo de encerrar o projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo.
Às 14 horas, acontece a abertura da exposição fotográfica Estância da Luz, com a apresentação dos trabalhos feitos pelos artistas e estudantes que participaram do projeto. Na sequência, das 16h às 18h, acontece mais um dia do workshop Percurso de Luz, que usa a técnica de light painting para produção de imagens noturnas que utilizam o movimento da luz para criar uma série de efeitos visuais.
Na sequência, às 19h, o músico e compositor Marcelo Capozzi, responsável pela trilha sonora do curta-metragem Caguaçu, fará um pocket show ao vivo. E às 19h30, a Mostra se encerra com a exibição dos curtas-metragens Caguaçu, Trilogia da Luz e Estância da Luz.
O curta-metragem de animação Caguaçu, em produção desde o primeiro semestre deste ano, narra a história demográfica e hidrográfica de Ribeirão Pires. O personagem principal, uma garça, representa um ser onipresente na região. No filme, a ave testemunha as transformações desde a sua presença na vida selvagem até os tempos atuais, dando exemplo de resistência e resiliência em meio às transformações de seu território original. Os outros curtas são resultado dos trabalhos realizados nos workshops do projeto.
Segundo Vaz, a Mostra encerra o projeto apresentando uma série de obras utilizando técnicas multimídia e criativa para retratar o patrimônio natural, material, cultural e histórico da Estância Turística. “Buscamos unir fotografia noturna, vídeo com performance visual e manipulação de objetos luminosos como lanternas, bastões de luz, fitas de LED e até drones, para contar histórias visuais da cidade”, destaca.
Thiago Vaz integra o Coletivo Multimídia Graffiti com Pipoca que desde 2004 vem formando pessoas, criando filmes, animações e possibilidades por meio do grafite, da fotografia e do audiovisual. Os artistas Jeronimo Vilhena e André Gustavo de Castro Matos que formam o coletivo estarão ao lado de Vaz na elaboração dos workshops e na realização da animação.
Ficha técnica – Projeto Estância da Luz
Thiago Vaz – direção de arte e proponente
André Gustavo – Direção de produção e produção executiva.
Jerônimo Vilhena – Direção de produção
Manoel Vilhena Saldanha – Direção de Fotografia
Rodrigo EBA – Direção de animação
Marcelo Capozzi – Música e trilha sonora
Luiz Antônio – Designer gráfico
Uirapuru Comunicação – assessoria de imprensa
Fabbinho Hardcore – Tratamento de imagens.
Marcelo Parejo – Motorista
Direção de Figurino – Erika Bordin
Elenco
Ana Caroline Luiz, Loreno Sereno, Messias Beiço Gingaê, Vivian Benford, Loreno Sereno, William Grillado
Arte educadores
Christian Frutuoso e Paula Lira.
Serviço
Mostra Estância da Luz
Dia 26/10, sábado, a partir das 14h
Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires – EMARP
Rua Yutaka Ishihara, 218 – Pastoril, Ribeirão Pires – SP