Mostra de Teatro SAM 1922
Grandioso Festival de Teatro se encerra nesta semana com ingressos gratuitos
- Data: 07/07/2022 15:07
- Alterado: 17/08/2023 00:08
- Autor: Redação
- Fonte: Teatro UMC
Decifra-me ou te Devoro
Crédito:Tales Martins
Dando continuidade ao festival iniciado em julho, mais seis apresentações teatrais neste final de semana encerram a Mostra Teatral com temática voltada exclusivamente à Semana de Arte Moderna de 22.
O mesmo ingresso vale para as três sessões de cada noite, 19 de novembro, a partir das 20h e 20 de novembro, a partir das 19h
Tendo em vista tratar-se de variações e diferentes perspectivas acerca de um mesmo tema, conforme o olhar mostrado, os três espetáculos de cada noite serão realizados em sequência, com um breve intervalo entre cada apresentação.
Nesta última etapa do festival, a direção de todas as peças teatrais foi de Elber Marques e Silvio Tadeu.
Para retratar melhor o estudo que foi feito neste projeto cultural, entre as apresentações teatrais acontecerão intervenções musicais retratando obras de Villa Lobos que fizeram parte da Semana de 22.
No sábado, 19/11, com o barítono Fulvio Souza e a pianista Anabel Cunha, serão interpretadas:
– Festim pagão (poesia de Ronald de Carvalho),
– Solidão, da série Historietas (poesia de Ribeiro Couto),
– Cascavel (poesia de Costa Rego Júnior), interpretadas por Frederico Nascimento Filho (canto) e Lucília Guimarães Villa-Lobos (piano);
No domingo, 20/11, com o Quarteto de Cordas Crotalus Terríficus, serão interpretadas, o Terceiro Quarteto de Villa Lobos
Tais obras, originalmente, foram interpretadas pelo próprio Villa Lobos no segundo dia da Semana de 22, no dia 15 de fevereiro.
Mostra de Teatro SAM 1922
Sábado, 19/11 a partir das 20h
1ª Apresentação:
Um Café Com Paulo Prado
Eis que surge um personagem pouco falado, pouco visto, mas que, sem ele, nada teria acontecido: o financiador do projeto, ou investidor, dependendo da ótica de quem o apresenta.
Esta apresentação teatral discute como o representante da oligarquia do café, Paulo Prado, se inseriu em meio aos modernistas e como estes o receberam de braços abertos.
Além disso, Paulo Prado não deve ser visto apenas como o principal mecenas da Semana de Arte Moderna, uma vez que foi, talvez, seu grande idealizador.
Talvez?
Sim. Talvez.
Elenco: Guilherme Gruber e Vince Vinnus.
2ª Apresentação:
MacunaMário
Mário de Andrade é um dos principais nomes da primeira geração modernista.
Suas obras apresentam nacionalismo crítico, liberdade formal e valorização da linguagem coloquial.
Macunaíma, seu livro mais famoso e uma das mais importantes obras do movimento é apresentado por ele próprio nesta peça teatral de maneira intimista, quase como se em um confessionário, revelando um pouco dos bastidores desta obra-prima.
Elenco: Tainan Pongeluppe
3ª Apresentação:
Quem Tem Medo de Monteiro Lobato?
Esta peça aborda o polêmico lado do autor, dentre tantas obras, dos clássicos livros acerca do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Monteiro Lobato, apesar de ser reconhecido como um gênio e que permanecerá para sempre como um dos grandes criadores da literatura nacional, com suas reconhecidas e indiscutíveis características de vanguarda, de todo o seu regionalismo e da denúncia da realidade brasileira presente em sua obra, acabou sendo rotulado como um anti-modernista.
Este espetáculo apresenta Lobato como um nacionalista convicto, no contexto de 1922, um crítico voraz da exagerada influência europeia sobre artistas brasileiros e sobre o meio cultural da época.
Além do seu declarado desgosto quanto às obras que fizeram parte da Semana de 22.
Elenco: Ronaldo de Lima, Vince Vinnus.
Domingo, 20/11 a partir das 19h
Domingo, 1ª Apresentação:
Decifra-me ou te Devoro
Além de polêmico, irônico, gozador, um dos maiores da literatura brasileira!
Esses, são apenas alguns dos adjetivos usados para descrever a figura intensa de Oswald de Andrade.
Não é pra menos, o escritor teve uma vida para lá de atribulada, tendo sido o idealizador dos principais manifestos modernistas.
Neste espetáculo teatral, a vida e obra do poeta Oswald de Andrade são apresentadas e discutidas pelo ponto de vista de um psicanalista, despindo a alma do autor através de suas sessões de análise.
Em síntese: segredos e controvérsias afloram em meio à realidade, a fantasia e a ficção que rodeiam o lendário escritor.
Elenco: Guilherme Gruber, Tainan Pongeluppe
Domingo, 2ª Apresentação:
AUTORRETRATO
Neste encontro imaginário entre duas mulheres que fizeram parte da história da Semana de 22, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral protagonizam uma exposição de artes, baseada na trajetória de cada uma delas, tendo como pano de fundo o modernismo que ambas sempre representaram como ícones.
Assim, surge a dúvida: Mas, o que vem a ser uma “mulher modernista” ou “uma mulher representante do modernismo”?
O modernismo e a Semana de 1922 foram entrecortados pela vida dessas duas mulheres. Assim, as duas conversam sobre suas obras e biografias, revelando uma nova perspectiva sobre tudo o que vivenciaram.
A peça abrange reflexões na constituição da identidade de cada uma delas e como isso se reflete na identidade nacional, em que a arte, a comunicação, o consumo e o estilo de vida se aproximam, inaugurando uma nova fase da arte contemporânea.
Elas se mostram. As principais artistas modernistas, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.
Elenco: Karina Kiss, Mel Santos
Domingo, 3ª Apresentação:
Um Encontro com Villa-Lobos
Na Semana 22 se apresentaram muitos artistas influentes na cultura brasileira, incluindo músicos como Heitor Villa-Lobos. Único dos participantes a ser contratado mediante o pagamento de cachê, o maestro veio especialmente do Rio de Janeiro, local de sua residência, para participar do evento.
Heitor Villa Lobos moldou o a música brasileira com seu talento, constituindo-se em um dos principais nomes da história de nossa música.
Nesta peça teatral, o compositor é trazido para os tempos atuais, para um diálogo com uma jovem feminista do século XXI, em plena pandemia.
Ou, quem sabe, a jovem tenha ido até os bastidores da Semana de Arte Moderna.
Elenco: Alana Oliveira, Ju Camata, Tainan Pongeluppe
Este Projeto Cultural foi realizado com recursos do ProacLab 2021.
SERVIÇO
Local: Teatro UMC