Morre guitarrista do ABBA, Lasse Wellander, aos 70 anos
Confirma as homenagens para o guitarrista nas redes sociais e conheça sua trajetória na música
- Data: 10/04/2023 13:04
- Alterado: 10/04/2023 13:04
- Autor: Be Nogueira
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Reprodução Facebook
Lasse Wellander, guitarrista do grupo ABBA, morreu aos 70 anos na última sexta-feira (7), conforme anúncio em suas redes sociais. Segundo familiares, o músico estava em tratamento contra um câncer.
“É com indescritível tristeza que temos que anunciar que nosso amado Lasse se foi. Lasse recentemente adoeceu no que acabou sendo um câncer com metástases, e no início da Sexta-feira Santa ele morreu, cercado por seus entes queridos. Você foi um músico incrível e humilde como poucos, mas acima de tudo foi um marido, pai, irmão, tio e avô maravilhoso. Gentil, seguro, atencioso e amoroso… e muito mais, que não pode ser descrito em palavras. Um centro em nossas vidas, e é inacreditável que agora tenhamos que viver sem você. Nós o amamos e sentimos muito sua falta. Lena, Ludvig e Andréas”, diz o comunicado publicado pela família no Facebook.
O guitarrista começou sua carreira em 1960, e sua primeira participação no ABBA foi nas gravações do terceiro disco de estúdio do grupo, intitulado ABBA e lançado em 1975. No Instagram, o grupo fez uma publicação em homenagem a Lasse.
“Lasse foi um amigo querido, um cara divertido e um guitarrista excelente. A importância de sua criatividade no estúdio de gravação, bem como seu trabalho de guitarra sólido no palco, foi imensa. Lamentamos sua morte trágica e prematura e lembramos as palavras gentis, o senso de humor, o rosto sorridente e o brilho do homem que desempenhou um papel tão importante na história do ABBA. Ele fará muita falta e nunca será esquecido.“
História
Ainda criança, Lasse começou a tocar flauta doce, acordeon e violão. E aos 16 anos, ele começou sua carreira como guitarrista profissional da banda Peps & Blues Quality.
Depois de sua primeira participação no grupo ABA, 1975, o guitarrista participou das trilhas dos filmes “Mamma Mia!” e “Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo”. Lasse também trabalhou em espetáculos e produções teatrais, como “Guys & Dolls” e “Chess” e lançou sete álbuns solos.
Em 2005, ele recebeu o Prêmio Albin Hagström da Real Academia Sueca de Música e, em 2018, o prêmio especial da União dos Músicos Suecos.