Morre Gil de Ferran, bicampeão da Fórmula Indy e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis
Brasileiro, que sofreu uma parada cardíaca enquanto dirigia na Flórida, nos EUA, tinha 56 anos, conquistou a Fórmula 3 Inglesa e foi bicampeão da CART (atual IndyCar Series)
- Data: 29/12/2023 23:12
- Alterado: 29/12/2023 23:12
- Autor: Gabriel de Jesus
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Reprodução/Redes Sociais
O ex-piloto brasileiro Gil de Ferran morreu nesta sexta-feira (29/12) aos 56 anos. De acordo com informações, ele sofreu uma parada cardíaca enquanto pilotava no circuito Concurs Club, um clube privado localizado na cidade americana de Opa-Locka, na Flórida. Não houve acidente, pois Ferran passou mal e encostou nos boxes a tempo de ser levado ao hospital com vida, mas não resistiu.
Gil de Ferran se destacou no automobilismo nas décadas de 1990 e 2000, com conquistas como as 500 Milhas de Indianápolis e o bicampeonato da CART, atual Fórmula Indy.
Filho do engenheiro mecânico Luc de Ferran, Gil de Ferran nasceu na França mas foi criado no Brasil desde os quatro anos de idade. O ex-piloto tinha nacionalidade brasileira e, apesar de nunca ter alcançado a Fórmula 1, modalidade mais popular do automobilismo, Ferran viveu sua melhor fase algum tempo depois da morte de Ayrton Senna, este falecido em 1994, herdando assim o carinho dos fãs da velocidade.
Ferran já havia vencido a Fórmula 3 em 1992, mas ficou mais conhecido ao chegar à Indy em 1995. O primeiro título veio cinco anos depois, em 2000, correndo pela Penske, assim como no bicampeonato, conquistado no ano seguinte. Em 2003, foi o vencedor da tradicional disputa das 500 Milhas de Indianapolis em uma edição histórica para o automobilismo brasileiro, pois o pódio foi completado por seus compatriotas Helinho Castroneves e Tony Kanaan.
No início da carreira, em 1993, depois de se destacar na Fórmula 3, chegou a participar de um teste da equipe Footwork para ingressar na Fórmula 1. A oportunidade, contudo, não se traduziu em uma vaga, até porque ele teve de lidar com uma batida na cabeça sofrida em meio a toda ansiedade e pressão da avaliação.
“Depois de 20 ou 30 voltas deu cãibra nas costas, câibra na bunda, no punho e disse ‘meu Deus, eu preciso descer do carro’. Falei que precisava ir ao banheiro. Moral da história: saí pensativo, olhando para baixo, pensando em como ia administrar o dia e não vi a tampa do armário do caminhão e pimba! Arregaçou um pedaço da minha cabeça, tive que tomar 10 pontos e acabou o teste”, contou em entrevista à jornalista Mariana Becker, em 2020.
Atualmente, Ferran vinha trabalhando nos bastidores da principal categoria do automobilismo, pois atuava como consultor para a McLaren, equipe na qual também já foi diretor esportivo e responsável pelo departamento de Fórmula Indy. Antes, exerceu cargos diretivos nas extintas Honda e British American Racing.