Ministra de Estado da Cultura do Brasil participa da Feira Internacional do Livro de Bogotá
País é o convidado de honra do evento e levará extensa programação literária e cultural
- Data: 15/04/2024 17:04
- Alterado: 15/04/2024 17:04
- Autor: Redação
- Fonte: Governo Federal
Ministra de Estado da Cultura, Margareth Menezes, durante sua participação da Feira Internacional do Livro de Havana
Crédito: Ministra de Estado da Cultura, Margareth Menezes, durante sua participação da Feira Internacional do Livro de Havana - Foto:
Em sua 36ª edição, o Brasil é o país convidado de honra da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo 2024). Entre os dias 17 de abril e 2 de maio de 2024, a Colômbia promoverá o principal evento editorial e cultural do país e o Ministério da Cultura brasileiro (MinC) estará presente com uma grande programação, com mais de 60 autores e autoras e, também, com programação cultural, com a curadoria da poetisa Stephany Borges.
A ministra de Estado da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participam, na quarta-feira (17), da cerimônia de abertura do evento. As presenças do presidente da República da Colômbia, Gustavo Francisco Petro, e do ministro da Cultura, Juan David Correa, também foram confirmadas.
A presença do Brasil na FILBo celebra a integração do país com a Colômbia festejando a grande literatura produzida atualmente.
Agenda bilateral
Além da FILBo, a ministra da Cultura do Brasil participa de reuniões bilaterais com autoridades colombianas. Está previsto encontro com o ministro das Culturas, das Artes e dos Saberes da Colômbia, Juan David Correa, com a ministra da Educação, Aurora Vergara Figuerosa e com o secretário de Cultura de Bogotá, Andrés Sarmiento Villamizar.
Na programação estão visitas à equipamentos culturais nas cidades de Medellín e Bogotá, como a Biblioteca Virgilio Barco, o Parque Biblioteca San Javier e o Parque Explora. Também haverá visita à Corporación Cultural Nuestra Gente e ao Distrito Criativo do Perpétuo Socorro (Comfama).
Está previsto ainda um encontro com Margarita Cuéllar Barona, diretora do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (CERLALC), organização intergovernamental da Unesco que trabalha pela criação de condições para o desenvolvimento de sociedades leitoras. A missão oficial da chefe da Cultura acontece de 15 a 21 de abril.
Brasil na FilBo
Os escritores e escritoras Luciany Aparecida, Ailton Krenak, Evando Nascimento, Paulliny Tort, Marcelino Freire, Amílcar Bettega, Rita Carelli, Daniel Munduruku, Bia Barros, Eliane Potiguara, Roger Mello, Eliane Marques, Geovane Martins, João Carrascoza, Guilherme Gontijo Flores, Bernardo Carvalho, Estevão Azevedo, Raphael Montes, Marcello Quintanilha, Jefferson Costa, Gabriela Güllich, Gabriel Góes, André Miranda, Rafael Coutinho, Juliana Russo e autora convidada da programação literária Ángela Cuartas contribuirão com a difusão da literatura brasileira.
Para participar das jornadas profissionais, rodadas de negócios e dos encontros de promoção da leitura e da literatura, o Governo Federal também levará editores, livreiros, mediadores e promotores de leitura. A participação brasileira na FILBo 2024 resulta de uma ação conjunta do MinC e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio do Instituto Guimarães Rosa, da Embaixada do Brasil em Bogotá, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e do Instituto de Cultura Brasil Colômbia (Ibraco).
A comitiva do Ministério da Cultura (MinC) conta, também, com a presença do secretário de Formação, Livro e Leitura (Sefli), Fabiano Piúba; do diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLB), Jéferson Assumção; do presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), João Jorge Rodrigues e o presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Marco Lucchesi.