Metalúrgicos do ABC celebram 60 anos de luta neste sábado

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC completa no próximo domingo 60 anos de fundação. O aniversário será celebrado na véspera, sábado, 11 de maio às 14h, com atividades culturais

  • Data: 08/05/2019 18:05
  • Alterado: 08/05/2019 18:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: SMABC
Metalúrgicos do ABC celebram 60 anos de luta neste sábado

Crédito:SMABC

Você está em:

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC celebra 60 anos de luta e resistência neste sábado, dia 11, a partir das 14h, com uma programação que inclui shows musicais, apresentações culturais e artísticas, feiras, exposições e ato político. O encerramento da atividade será marcado pelo ato “Lula Livre”, com a participação de representantes de movimentos sociais, lideranças sindicais e políticas.

Entre outras, estão confirmadas as presenças de Guilherme Boulos, do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Gilmar Mauro, da coordenação nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), além da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que encerram em São Bernardo a Caravana Lula Livre iniciada dia 9, em Vitória (ES).

As atividades artísticas serão realizadas na Rua José Bonifácio, ao lado da sede do Sindicato, onde ficará instalado o palco. Entre as atrações confirmadas estão Ana Cañas, Grazzi Brasil, Mariana Moraes, Aline Calixto, Banda Aláfia, Almirzinho, Dexter, Favela Pesada, Comunidade do Samba e uma apresentação da Escola de Samba Palmares, de Santo André. Haverá também feira de produtos orgânicos, do MST, barracas de lanches e bebidas e estandes para venda de livros, camisetas, artesanato, entre outros produtos.

O presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, reforça que comemorar os 60 anos é uma forma de lembrar e agradecer todos aqueles que construíram a trajetória da entidade, hoje reconhecida com referência mundial na defesa da classe trabalhadora. “O Sindicato não é um prédio. Ele é cada um de nós, de nossos filhos, irmãos, pais, companheiros e companheiras que construíram essa história no dia a dias das fábricas, como fazem até hoje. Não tem como pensar o Sindicato sem pensar primeiro nessas pessoas”, destaca.

Ao lembrar os desafios vividos ao longo destes 60 anos, o dirigente ressalta a opção dos Metalúrgicos do ABC de atuar também para além da fábrica, nas questões que dizem respeito ao dia a dia do trabalhador. “O Sindicato construiu sua história pensando e agindo também como ator político que é, fazendo a interlocução com demais esferas da sociedade, intervindo sempre pela melhoria das condições de vida do trabalhador”.

Wagnão cita alguns exemplos: “Foram muitas vitórias. Ajudamos a derrubar o regime militar e a reconstruir uma sociedade democrática, o que foi fundamental. E também contribuímos para que esse país discutisse o direito de negros, mulheres, pessoas com deficiência, entre tantos outros segmentos que a sociedade faz questão de oprimir e isolar. Esse tem de ser o papel do Sindicato, de qualquer organização de trabalhadores. Lutar efetivamente por um país igual, solidário e justo”.

O presidente do Sindicato ressalva também a importância de realizar o ato “Lula Livre” como parte da celebração do aniversário. “Lula é a maior referência da nossa história. Hoje ele é um preso político, justamente por ter conduzido sua vida em prol dessa categoria e dos trabalhadores deste País. Lula Livre é nossa bandeira porque ela representa a luta de cada companheiro por um País dos trabalhadores e para os trabalhadores”.

Serviço:

Aniversário de 60 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Data: 11/05 (sábado)

Horário: a partir das 14h (ato político às 16h e 19h, intercalados com shows musicais)

Local: ao lado da sede do Sindicato (Rua João Basso 231 / Rua João Bonifácio – Centro – São Bernardo)

Compartilhar:

  • Data: 08/05/2019 06:05
  • Alterado:08/05/2019 18:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: SMABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados