Mesmo com o aumento de imunizações, mais de 60% dos restaurantes não recuperam seu lucro
Pesquisa realizada entre os meses de agosto e setembro aponta que restaurantes e bares enfrentam dificuldades para superar prejuízos gerados pela quarentena
- Data: 05/10/2021 08:10
- Alterado: 05/10/2021 08:10
- Autor: Redação
- Fonte: Express CTB
Crédito:Tomaz Silva/Agência Brasil
Um estudo realizado pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR) durante os meses de agosto e setembro, apontou que a maioria dos restaurantes, lanchonetes e bares ainda não conseguiram recuperar o número de vendas após o início da pandemia da Covid-19.
“Apesar do avanço das vacinações e a retomada gradual da economia, 62% dos estabelecimentos brasileiros ainda enfrentam desafios no que diz respeito a faturamento”, explica João Esposito, economista e CEO da Express CTB – accountech de contabilidade.
Dentre os 800 comerciantes que colaboraram com a pesquisa, 55% apresentam dívidas. Os principais devedores possuem atrasos com o banco (78%), impostos (57%), fornecedores (24%) e pendências trabalhistas (14%). Ainda de acordo com o estudo, apenas 13% dos restaurantes já conseguiram recuperar seu número de vendas, e 25% afirmam ter superado a receita pré-pandemia.
“Em São Paulo, desde o dia 17 de agosto os estabelecimentos comerciais estão autorizados a trabalhar sem restrição de horário, recebendo 100% de sua capacidade de ocupação. Mesmo assim, 48% dos donos de negócios desse segmento acreditam levar mais de dois anos para quitar suas dívidas”, ressalta Esposito.