Mês das Mulheres: SP realiza ações com foco na prevenção e tratamento do HIV e da sífilis

Saúde promoverá ações de conscientização, testagem e oferta de insumos de prevenção para o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST)

  • Data: 07/03/2024 10:03
  • Alterado: 07/03/2024 10:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Mês das Mulheres: SP realiza ações com foco na prevenção e tratamento do HIV e da sífilis

Prevenção ao HIV

Crédito:Marcelo Camargo - Agência Brasil

Você está em:

Neste mês, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, promove ações de prevenção e tratamento do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) voltadas especialmente para o atendimento às mulheres. A campanha “Mulheres Diversas, Diversas Possibilidades de Prevenção” conta com mais de 100 atividades em espaços públicos e locais estratégicos ofertando gratuitamente testagem para HIV e, também, para infecções que acometem de forma expressiva a população de mulheres, como a sífilis. Além disso, em caso positivo, o tratamento pode ser iniciado de forma imediata

As ações realizadas pela Coordenadoria de IST/Aids contam também com orientações especializadas e distribuição de preservativos internos e externos, gel lubrificante e autoteste para HIV. Na próxima sexta-feira (8), data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, as atividades acontecem simultaneamente em todas as regiões da capital. Em todas as ações promovidas pela campanha, os serviços incluem, ainda, a oferta das profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP, respectivamente), que impedem a infecção pelo vírus mesmo havendo exposição de risco.

“O acesso à prevenção é um direito de todas as mulheres. Sabemos que elas possuem diferentes estilos de vida, por isso as estratégias preventivas também devem ser diversas e fazer parte do seu cotidiano, estando em locais de grande circulação e por meio de serviços de fácil acesso. Ao oferecer os recursos necessários para que cada mulher possa se prevenir de forma integral e inclusiva, conforme suas preferências pessoais, oferecemos também a possibilidade de mais saúde e bem-estar entre essa população”, ressalta Cristina Abbate, Coordenadora de IST/Aids da cidade de São Paulo.

A Rede Municipal Especializada em IST/Aids da cidade de São Paulo, composta por 29 serviços de diferentes formatos em todas as regiões da capital, oferece serviços especializados durante todo o ano. As unidades convencionais, que são 26 ao todo, funcionam de segunda a sexta, das 7h às 19h. Já o CTA da Cidade, unidade itinerante que oferece os mesmos serviços de um CTA fixo, percorre localidades estratégicas de quinta-feira a sábado, das 16h às 21h, a cada final de semana em um local distinto. A programação pode ser acessada nas redes sociais da Coordenadoria de IST/Aids.

Além desses serviços, é possível acessar a PrEP e a PEP de forma agilizada na Estação Prevenção, que fica dentro da Estação República (Linha Vermelha do Metrô) e funciona de terça-feira a sábado, das 17h às 23h, e, também, por meio do canal online SPrEP, que funciona todos os dias (inclusive feriados e finais de semana) das 18h às 22h dentro do app e-saúdeSP.

No que diz respeito à testagem e ao tratamento do HIV e da sífilis em gestantes, a capital conta com uma série de políticas implementadas nas unidades de saúde com o objetivo de promover a redução de novos casos, uma gestação saudável às mulheres na cidade de São Paulo e uma ampla cobertura dessa população. Por meio de protocolos especializados, as unidades oferecem, de forma gratuita, testagem, orientação e o acompanhamento preconizado pelo SUS desde o período pré-natal até o puerpério, passando pelo momento do parto.

Confira a agenda de ações com testagem gratuita e distribuição de insumos de prevenção no Dia Internacional da Mulher (8):

● Região Leste: Supervisão Técnica de Saúde (STS) Itaquera

8h às 17h – Rua Américo Salvador Novelli, 154 – Itaquera

● Região Oeste: Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento (Pelezão)

8h às 17h – R. Belmonte, 957 – Alto da Lapa

● Região Sudeste: Parque Ceret

8h às 17h – R. Canuto Abreu, s/n – Jardim Anália Franco

● Região Norte: Parque do Trote

8h às 17h – Av. Nadir Dias Figueiredo, s/n° e Rua Quirino, 905 – Vila Guilherme

● Região Sul: Praça Floriano Peixoto

8h às 17h – Praça Floriano Peixoto – Santo Amaro

● Centro: Praça das Artes

10h às 17h – Av. São João, 281 – Centro Histórico de São Paulo

No mesmo dia, acontecem mais de 30 ações simultâneas com disponibilização de preservativos, gel lubrificante e autoteste para o HIV. Além disso, agentes de prevenção estarão disponíveis para orientações sobre o uso dos insumos e sobre os serviços de saúde que são oferecidos gratuitamente à população para o tratamento e prevenção de IST.

Para saber mais e acompanhar a agenda das mais de 100 ações, que estão sendo realizadas em diversas regiões da capital, com oferta de serviços especializados em espaços públicos e locais de grande circulação, acesse as redes sociais @istaidsp e o site prefeitura.sp.gov.br/istaids.

O que é PrEP?

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) envolve o uso de medicamentos antirretrovirais para garantir proteção em caso de exposição ao vírus. Para receber a PrEP, é necessário realizar um teste ou apresentar um resultado negativo para HIV coletado em até sete dias. O resultado do teste rápido, quando realizado na unidade ou atividades extramuros, é fornecido por um profissional de saúde capacitado em local com privacidade.

Quando procurar a PEP?

A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma medida preventiva ao HIV em situações de exposição ao vírus, como quando a camisinha sai, se rompe ou não é utilizada por qualquer motivo. Em casos de violência sexual e acidentes ocupacionais, a PEP também é indicada. A prevenção é feita por meio do uso de medicamentos antirretrovirais, que impedem o vírus de se estabelecer no organismo. Por isso, é crucial iniciar a profilaxia em até 72 horas, preferencialmente nas duas primeiras horas após a exposição. A PEP é gratuita, e o tratamento tem uma duração de 28 dias.

Compartilhar:

  • Data: 07/03/2024 10:03
  • Alterado:07/03/2024 10:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados