Mercedes-Benz e BASF aceleram startups para o setor agrícola
As startups selecionadas foram anunciadas após live de apresentação de soluções das finalistas de cada categoria: Cropman, Pix Force e Kalliandra, entre as 57 que se inscreveram
- Data: 21/12/2020 16:12
- Alterado: 21/12/2020 16:12
- Autor: Redação
- Fonte: Mercedes-Benz
Crédito:Divulgação/Mercedes-Benz
Com o objetivo de agregar valor em toda a cadeia produtiva da agricultura, a Mercedes-Benz juntou-se à plataforma de inovação e empreendedorismo da BASF, o AgroStart, na busca de soluções para a mobilidade agrícola nas categorias de robótica/mobilidade, sensores/IoT, conectividade, gerenciamento da lavoura com o uso de telemetria e smart farming.
O foco da parceria é a maior produtividade e rentabilidade no campo. Esse compromisso ganha impulso com a aceleração de startups, com as empresas selecionadas em cada categoria participando de um Pitch Day, por live, no dia 9 de dezembro. As startups foram avaliadas por uma banca formada por representantes da Mercedes-Benz do Brasil, BASF, Grunner, Raízen e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.
As startups selecionadas foram a Cropman, responsável por oferecer soluções em diagnósticos de solos de alta precisão e rendimento, a Pix Force, que desenvolve soluções para interpretar imagens e vídeos por meio de Inteligência Artificial, e a Kalliandra, empresa com foco em agricultura irrigada. Ao todo, 57 startups se inscreveram na iniciativa.
“Com essa parceria com a BASF, buscamos encontrar propostas que irão possibilitar impactos positivos para a agricultura brasileira, auxiliando os agricultores”, afirma Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Apoiamos assim as startups no desenvolvimento de tecnologias que possam gerar maior produtividade e mais rentabilidade no campo. Juntos, vamos acelerar ainda mais o agronegócio, o setor que puxa o crescimento da economia no País”.
Para Eduardo Menezes, gerente de Produtos Digitais da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina, “a Mercedes-Benz traz toda a sua expertise sobre mobilidade, que, aliada à expertise de campo da BASF, formam uma combinação promissora para o desenvolvimento de novas soluções que apoiem os desafios desse segmento”.
Na agricultura, os segmentos de robótica, Internet das Coisas, sensoriamento, drones, e outros, estão todos ligados à mobilidade, uma das principais dores levantadas pelos agricultores. “As startups escolhidas para o processo de mentoria e aceleração trazem serviços que vão ao encontro das necessidades dos agricultores. Juntos, BASF e Mercedes-Benz, pretendemos cocriar soluções que envolvam estas diferentes frentes. Nossa intenção é a de atender demandas reais, envolvendo nossos clientes no processo e gerando benefícios para todos os lados”, complementou.
Mercedes-Benz é a empresa do setor que mais inova com startups
Conforme premiação anunciada em agosto deste ano, durante o evento “Open Innovation Week”, a Mercedes-Benz é a fabricante de caminhões e ônibus que mais inova com startups no Brasil. Com isso, ganhou destaque no ranking “Top 100 Open Corps”, sendo a primeira colocada entre as empresas de veículos comerciais pesados. Esse reconhecimento partiu de indicações e pontuações das próprias startups.
Visando encontrar no mercado soluções inovadoras, assertivas e que tragam resultados rápidos para a Empresa e para os clientes, a Mercedes-Benz vem intensificando parcerias com startups de diversos segmentos. Entre os exemplos já em prática estão o caminhão com direção autônoma na colheita da cana-de-açúcar desenvolvido juntamente com a Grunner e a Fazenda Urbana da BeGreen, montada dentro da própria fábrica em São Bernardo do Campo (SP). Além disso, a marca lançou recentemente, em conjunto com a Mobiauto, o Showroom Virtual Star Online, primeira plataforma digital online do mercado para vendas de veículos comerciais, peças e serviços.
“Aqui, na Empresa, estamos sempre pensando e buscando novas formas de fazer negócios, envolvendo novas plataformas digitais e novos parceiros para atender às atuais e futuras demandas dos clientes”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Temos que nos questionar a cada dia. Por isso, estamos abertos às inovações, próximos de parceiros que tragam suas expertises e agreguem valor aos nossos processos. Sabemos que esse compromisso gera melhorias no transporte, mobilidade, qualidade de vida e segurança das pessoas, sustentabilidade ambiental e à sociedade como um todo. Aliás, nós criamos uma plataforma online para que todos possam enviar sugestões, onde quer que estejam: www.movemosomundo.com.vc. Afinal, a Mercedes-Benz trabalha para todos que movem o mundo”.
Mercedes-Benz passa a fazer parte do Ecossistema AgroStart
Criado há pouco mais de dois anos, o Ecossistema AgroStart reúne parceiros de diferentes segmentos com especialistas e infraestrutura para desenvolver produtos ou serviços de forma rápida e escalável. Hoje fazem parte desta iniciativa a Bosch, o Banco do Brasil e a Samsung. A fim de oferecer experiências, ferramentas e visibilidade aos empreendedores que buscam criar soluções competitivas para o setor, a Mercedes-Benz se junta ao time de empresas parceiras.