Mercedes-Benz do Brasil lança ônibus rodoviários O500 mais potentes para países andinos

O500 RSD 2448 6x2 de 478 cavalos, “El más potente”, e O500 RS 1945 4x2 de 448 cavalos, são novidades para empresas de transporte rodoviário e fretamento

  • Data: 04/07/2023 17:07
  • Alterado: 01/09/2023 00:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Mercedes-Benz
Mercedes-Benz do Brasil lança ônibus rodoviários O500 mais potentes para países andinos

O Motor OM460LA acoplado com a transmissão automatiza ZF Traxon são destaques pela robustez e economia no trem de força dos novos ônibus

Crédito:Divulgação

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Mais potentes, mais robustos e mais completos. A Mercedes-Benz do Brasil lança novos chassis de ônibus rodoviários para países da região andina e de outros mercados da América Latina: O 500 RSD 2448 6×2 de 478 cv e O 500 RS 1945 4×2 de 448 cv. Equipados com itens de avançada tecnologia de segurança, esses modelos passam a fazer parte do portfólio da marca oferecido a clientes de países da região que atuam em operações de transporte rodoviário e de fretamento.

Os dois modelos de chassis de ônibus rodoviários são produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil em sua fábrica de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. A linha de produção desses veículos é a mais avançada do setor no País, utilizando conceitos da Indústria 4.0.

Tanto o O 500 RSD 2448 6×2 de 478 [email protected] rpm e torque de 2.300 [email protected] rpm, “El más potente”, como o O 500 RS 1945 4×2 de 448 [email protected] rpm e torque de 2.200 [email protected] rpm, se destacam pelo motor Mercedes-Benz OM 460 de 6 cilindros e 12,9 litros, similar à versão consagrada no caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros. Os veículos atendem as legislações locais de emissões com a consagrada tecnologia Euro 5.

Os veículos foram testados nas mais rigorosas condições de altitude e temperatura nos países Brasil, Peru, Chile e México. “O desenvolvimento destes veículos foi pensado em atender principalmente as operações andinas, segmento mineração e turismo” diz Mauricio Yamamoto, Managing Director de Ônibus para a América Latina.

“Para obter mais potência e eficiência, lançamos o motor OM 460 para os veículos O500 que atendem os países andinos e outros mercados latino-americanos o qual possui o aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros, novo turbo compressor com pressão de 2.4 bar e nova pressão de injeção de diesel de 2.200 bar para garantir uma melhor pulverização do combustível e queima mais efetiva”, diz Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina. “Além disso, passou a ser equipado com novo módulo de controle do motor, nova arquitetura eletrônica e Visctronic, controle inteligente do ventilador do radiador”.

Transmissão automatizada ZF Traxon, robusta e econômica

O trem de força desses novos ônibus rodoviários O500 conta com a robusta transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com Over Drive e Direct Drive e com possibilidade de receber Intarder, sistema de freio auxiliar Retarder.

“Entre as principais características da Traxon destacam-se uma estratégia de mudanças de marcha que prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo lubrificante e menor custo de manutenção”, afirma Jens Burger.

Essa transmissão vem equipada ainda com EcoMode (maior eficiência no consumo de combustível), EcoRoll (utiliza a inércia do veículo para economizar combustível), PowerMode (mudanças de marcha em rotações mais altas que asseguram maior agilidade nas subidas e nas ultrapassagens) e Holder (sistema de auxílio de partidas em rampas).

Referência em avançadas tecnologias de segurança

A Mercedes-Benz do Brasil tem consolidado os ônibus O500 rodoviários como os mais completos em tecnologias de segurança no mercado. Entre os seus destaques incluem-se o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência, assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto além dos mais de 20 itens de segurança já conhecidos pelo mercado.

sistema de frenagem de emergência (ABA 5) intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, além de reconhecer ciclistas e pedestres, que é a grande novidade dessa tecnologia. Primeiramente, o ABA 5 emite um alerta visual e sonoro para o motorista. Se não há reação, o sistema automaticamente realiza uma leve intervenção nos freios ou pode chegar até a uma frenagem de emergência completa, se for o caso. Isso reduz o risco de colisões e minimiza efeitos de um eventual acidente. Além disso, os freios permanecerão acionados após a parada total do ônibus, até que o motorista efetue algum comando no pedal de freio ou acelerador.

No caso do assistente de ponto cego (SGA), o sistema identifica o que acontece do lado direito do ônibus local onde se faz necessário maior atenção para o motorista, detectando pedestres, ciclistas e automóveis na via, parados ou em movimento. A atuação do SGA resulta em mais segurança nas vias e mais tranquilidade para o motorista.

Segurança e comodidade para o condutor do ônibus também são garantidas pelo controle inteligente de farol alto (IHC). O sistema opera de forma autônoma, reduzindo o farol alto quando a câmera detecta luminosidade contraria, e assim o motorista pode se concentrar ainda mais na via e no tráfego. O sistema utiliza a câmera do LDWS, possibilitando total integração com o farol do encarroçador.

Mais itens de segurança disponíveis para chassis de ônibus O500 rodoviários:

ESS – sinalização de parada de emergência.

LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa.

Assistente de Atenção – monitora o nível de atenção do motorista durante a condução do veículo.

ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo.

TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.

Piloto automático de velocidade.

Sistema de auxílio em rampa.

Top-Brake – sistema auxiliar de freio.

Sistema anti-tombamento.

EBS – sistema eletrônico de freios.

ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente.

ESP – controle eletrônico de estabilidade.

Freio a disco ou tambor.

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Crédito:Divulgação O Motor OM460LA acoplado com a transmissão automatiza ZF Traxon são destaques pela robustez e economia no trem de força dos novos ônibus

  • Data: 04/07/2023 05:07
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