Mercado de trabalho procura especialistas em segurança cibernética
Para atender à demanda, IMT abre inscrições para o curso de pós-graduação na área
- Data: 08/06/2022 10:06
- Alterado: 08/06/2022 10:06
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia
Crédito:Reprodução
O mais recente estudo do (ISC)² Cybersecurity Workforce Study (associação internacional, sem fins lucrativos, para líderes de segurança da informação) apontou uma defasagem de 2,7 milhões de profissionais de Segurança Cibernética, Sistemas de Informação e demais profissões ligadas à TI, dos quais mais de 400 mil no Brasil. Por isso, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) está com as inscrições abertas para o programa de Pós-Graduação para a formação de Especialista em Segurança Cibernética, composto por três módulos de 120 horas cada um: Boas Práticas, Normas e Compliance em Segurança Cibernética; Governança Corporativa da Segurança Cibernética e Tecnologias e Práticas de Prevenção a Ataques Cibernéticos e Sistemas Anti-Hackers.
O professor Carlos Alberto Iglesia Bernardo, coordenador do módulo Boas Práticas, Normas Técnicas e Compliance em Segurança Cibernética, lembra que a demanda de segurança cibernética nas empresas não surge apenas da proteção contra ações mal-intencionadas, mas também da real necessidade de que a tecnologia da informação seja bem utilizada, com controles que garantam sua operação dentro dos parâmetros desejados, atendendo aos requisitos contratuais, legais e de negócios aplicáveis, e com a minimização dos riscos inerentes à sua grande capacidade de processamento e comunicação de dados.
O profissional de segurança cibernética na empresa não é somente reativo, mas participa ativamente dos planos de negócios, ajuda a viabilizar novas soluções com a identificação e o controle dos riscos. Por isso, para atender a essa demanda, é fundamental capacitar profissionais para lidarem com os desafios da segurança cibernética no mercado brasileiro e internacional, no setor público ou no privado.
“Com o início das aulas previsto para agosto, o programa é recomendado para graduados em Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Engenharia Eletrônica e áreas correlatas, como proteção de dados e direito digital, que desejem ampliar seu campo profissional, bem como para profissionais de nível superior que já atuem em segurança cibernética e queiram aperfeiçoar seus conhecimentos”, conclui Iglesia.
Os interessados podem obter mais informações no site https://maua.br/pos-graduacao, pelo telefone (11) 4239-3401, de segunda a sexta, das 13 h às 22 h, ou pelo e-mail [email protected].