Memorial da América Latina recebe Marco Lucchesi, presidente da ABL
O papel da Academia Brasileira de Letras na região e a literatura latino-americana serão dois dos temas abordados na conversa do dia 6 de novembro
- Data: 03/11/2020 13:11
- Alterado: 03/11/2020 13:11
- Autor: Redação
- Fonte: Memorial da América Latina
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
O Sexta Latina traz o escritor, professor e presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Marco Lucchesi, no encontro do dia 6 de novembro. A transmissão da live será feita pelo instagram oficial do Memorial, a partir das 19h e será conduzida por Luciana Latarini Ginezi, diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL).
Marco Lucchesi é poeta, romancista, memorialista, ensaísta, tradutor, editor e professor titular de Literatura Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Suas obras, poemas, romances, foram traduzidos para cerca de 20 idiomas, entre eles o árabe, língua que ele domina.
Lucchesi participa de diversas associações literárias, como o Pen Clube do Brasil; a Academia Fluminense de Letras; as academias de Letras do Rio Grande do Norte, de Alagoas, do Espírito Santo, de Sergipe e de Niterói.
É membro também de instituições internacionais, como a Accademia Lucchese di Scienze, Lettere e Arti, a Academia Paraguaya de la Lengua Española e a Academia das Ciências de Lisboa.
O papel da ABL na contemporaneidade e como ela se relaciona com os países latino-americanos e com aqueles da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, além da literatura latino-americana, dão a tônica da conversa do dia 6.
O projeto Sexta Latina, iniciado em junho, é uma iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL). Toda sexta-feira, em uma live pelo Instagram, um convidado fala sobre assuntos relacionados à arte, à cultura e à educação latino-americanas.
Em tempos de isolamento, oferecer conteúdo de qualidade, que possa ser acessado de casa, tem sido uma alternativa às limitações impostas a todos nesse momento de pandemia. O projeto Sexta Latina, do Memorial da América Latina, vem se somar às inúmeras iniciativas do setor cultural de disponibilizar, nas diversas plataformas digitais, mais uma opção de cultura.
A live será transmitida pelo Instagram oficial do Memorial, a partir das 19h: @memorialdaamericalatina
Sobre
Marco Lucchesi
É o atual presidente da Academia Brasileira de Letras. É poeta, romancista, memorialista, ensaísta, tradutor, editor e professor titular de Literatura Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em História na Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre e doutor em Ciência da Literatura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e pós-Doutor em Filosofia da Renascença pela Universidade de Colônia, na Alemanha. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi professor-visitante na Fiocruz, nas universidades de Roma II, de Concepción, no Chile de Tor Vergata, em Craiova, na Romênia. Na Romênia, recebeu dois títulos de Doutor Honoris Causa: em 2016, da Universidade Tibiscus, em Timisoara, e neste ano de 2020, da Universidade Aurel Vlaicu, em Arad.
Luciana Latarini Ginezi
Doutora, Mestre e Especialista em Tradução pela Universidade de São Paulo (USP), é atualmente diretora do CBEAL – Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, departamento do Memorial da América Latina, onde promove atividades de cultura, arte e educação.
Serviço:
Sexta Latina com Marco Lucchesi
Dia 6 de novembro, às 19h
Instagram: @memorialdaamericalatina