Memorial da América Latina promove encontro sobre Honduras
Próxima atividade do programa de extensão Realidade Latino-Americana acontece dia 3 de outubro
- Data: 21/09/2020 11:09
- Alterado: 21/09/2020 11:09
- Autor: Redação
- Fonte: Memorial da América Latina
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
O curso de extensão universitária Realidade Latino-Americana On-line, uma parceria entre o Memorial da América Latina e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tem encontro marcado para o próximo dia 3 de outubro.
Este ano o tema do programa é América Central e as aulas on-line acontecem uma vez por mês, aos sábados, das 14h às 17h, com atividades de formação e preparação para a futura viagem de pesquisa.
Nesse terceiro encontro, o tema será “Honduras: da ‘república bananeira’ ao golpe contra Zelaya”. As aulas serão conduzidas por Ethel García Buchard, Historiadora da Universidad de Costa Rica e Carlos Domínguez, pesquisador do Departamento de Estudos Latino-americanos, da Universidade de Brasília.
Honduras ficou conhecida no século XX como o protótipo da “República Bananeira”. Durante a Guerra Fria, seu território serviu de base para operações contrainsurgentes na região, inclusive contra o sandinismo. Em 2009, o presidente Manuel Zelaya foi destituído por um movimento que os pesquisadores chamam de “golpe parlamentar”.
O tema dessa edição do projeto é a América Central, com foco na Nicarágua, Honduras e Guatemala. A escolha destes três países é baseada na realidade política da região, que revela um quadro complementar e bastante rico para compreender a geopolítica dessa área. O debate sobre a Nicarágua aconteceu no mês de setembro.
A compreensão dos laços entre o sandinismo histórico e o orteguismo na Nicarágua, o papel de Honduras na estratégia de contra-revolução preventiva da região e a história das mobilizações populares da Guatemala são os pontos de análise para se compreender a dinâmica histórica da América Central.
Para participar, basta acessar o link: https://meet.google.com/sxr-fhvj-yrs
O evento é aberto ao público. Para emissão de certificado, é necessária a participação em 75% dos encontros de formação. As apresentações serão feitas em português e castelhano pausado.
Sobre o Projeto
O programa Realidade Latino-Americana é um projeto de extensão universitária e acontece desde 2014. Propõe ser um espaço de discussão sobre a história e as questões contemporâneas da América Latina, por meio de debates com professores de diversas universidades latino-americanas sobre os países da região.
O projeto possui três etapas: 1) formação, 2) viagem de pesquisa coletiva e 3) organização e difusão de resultados. A etapa de formação tem o objetivo de, ao mesmo tempo, realizar os estudos sobre a realidade dos países estudados pelo projeto e de constituir um grupo de pessoas que irá elaborar uma agenda de investigação coletiva para as etapas seguintes. Inicialmente, os encontros de formação têm frequência mensal e são constituídos por exposições e debates sobre o conteúdo apresentado durante as palestras. Com a aproximação da viagem de pesquisa, as atividades de formação passam a ter uma frequência de dois encontros por mês e são realizadas atividades sem palestrantes, em que o foco será a discussão dos principais interesses de aprofundamento de pesquisa, com o objetivo de preparação da agenda da viagem, prevista para a metade de 2021. A etapa final está prevista para ocorrer durante o segundo semestre de 2021 e primeiro de 2022, com a função de expor os resultados descobertos ao longo do processo de investigação sobre a realidade política, econômica e social da região da América Central.
O programa é uma parceria entre o Memorial da América Latina e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Serviço:
Programa Realidade Latino-Americana
“Honduras: da ‘república bananeira’ ao golpe contra Zelaya”
Palestrantes: Ethel García Buchard e Carlos Domínguez
Data: 3 de outubro, das 14h às 17h
Encontro remoto pelo Google Meet: https://meet.google.com/sxr-fhvj-yrs
Mais informações: www.unifesp.br