Memorial da América Latina promove atividade sobre publicação de livros
Pesquisadora Flávia Krauss ministra aula virtual sobre “cartoneras”, editoras que produzem livros de papelão confeccionados à mão, prática popular nos países latino-americanos
- Data: 21/10/2020 13:10
- Alterado: 21/10/2020 13:10
- Autor: Redação
- Fonte: Memorial da América Latina
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
Como parte das atividades realizadas pela Cátedra UNESCO Memorial, o Memorial da América Latina, por meio do Cbeal (Centro Brasileiro de Estudos da América Latina) promove, no dia 9 de novembro, a palestra “Editoras Cartoneras: sobre a criação de uma rede de produção livresca latino-americana”, ministrada pela pesquisadora Flávia Krauss.
Cartonera é como ficou conhecida a prática de publicação de livros ilustrados, de forma artesanal, em papelão reaproveitado (“cartóns”), durante a crise de 2003 na Argentina. Desde então, os coletivos de produção cartonera se multiplicaram e hoje já são mais de 300 espalhados por todo o mundo, sobretudo pela América Latina. Esses coletivos visam a criação de redes que costuram o fazer cartonero, permitindo a gestação de laços afetivos e intelectuais que rompem as fronteiras geográficas estabelecidas no interior do continente. Entre alguns deles, estão Sarita Cartonera, La Sofía Cartonera, Dulcineia Catadora, La Verónica Cartonera, Olga Cartonera, Isi Cartonera, La Ingeniosa Cartonera, La Grullita Cartonera e Lumpérica Cartonera.
Na atividade, Flávia irá contar a história de constituição de alguns desses coletivos, assim como apresentar o modo de trabalho, o que publicam, como produzem e as formas de circulação.
Para participar, é necessário fazer inscrição prévia no link https://forms.gle/Y35NL8fHwB7wext37.
Sobre
Flávia Braga Krauss de Vilhena é professora da UNEMAT e pós-doutoranda na USP. Foi uma das selecionadas para as bolsas de pesquisa Tradução de Mulheres e Multilinguismo na América Latina, oferecidas pela Cátedra Unesco/Unitwin – Rede de Cooperação para a Integração da América Latina, com o projeto “Traduções subjetivas entre Brasil e Bolívia: sobre mulheres e suas travessias literárias”.
Serviço:
Palestra Editoras Cartoneras: sobre a criação de uma rede de produção livresca latino-americana
Dia 9 de novembro, às 14h (Duração de 1h30)
Inscrições: https://forms.gle/Y35NL8fHwB7wext37
Plataforma virtual (o link será enviado por e-mail previamente)