Memorial da América Latina expõe trabalhos de Lilian Camelli e Edu Simões
As obras dos artistas podem ser acessadas no site da Instituição, na galeria virtual "Uma Janela para a América Latina"
- Data: 18/08/2021 09:08
- Alterado: 18/08/2021 09:08
- Autor: Redação
- Fonte: Memorial da América Latina
Memorial da América Latina expõe trabalhos de Lilian Camelli e Edu Simões
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
A paraguaia Lilian Camelli e o paulistano Edu Simões apresentam seus trabalhos na galeria virtual “Uma Janela para a América Latina”, no site do Memorial da América Latina.
A pintura da artista Lilian Camelli é seu lugar de pertencimento. Onde se afirmam suas raízes e memórias do Paraguai. Como artista, ela está interessada principalmente nos detalhes, na capacidade que eles têm de traduzir aspectos sensíveis.
Em seus desenhos do Ñanduti – renda feita de forma artesanal no Paraguai, cujo nome em guarani remete à teia de aranha – Lilian entrelaça simbolismos, saberes e modos femininos de mulheres paraguaias que alcançam, ou se sustentam até o presente, e que cuidam de uma cultura material e espiritual que corre o risco de desaparecer diante do impacto negativo da evolução tecnológica.
Já o trabalho Retratos da Juventude Negra Brasileira, de Edu Simões, é resultado de viagens do fotógrafo, que por mais de três anos visitou estreitas passagens que serpenteiam as centenas de milhares de barracos das favelas brasileiras.
Lugares onde muitas vezes o tráfico de drogas exibe diuturnamente seu armamento pesado e a polícia aplica regras próprias. Lugares onde a vida é difícil e a morte fácil. Os jovens retratados fazem parte de periferias de diversas cidades do Brasil.
A galeria virtual “Uma Janela para a América Latina” tem como objetivo divulgar a produção de arte latino-americana contemporânea para que ela chegue em qualquer lugar do mundo. Os artistas Paulo Von Poser e Ivan Ciro Palomino foram os primeiros a terem seus trabalhos expostos no espaço, inaugurado em junho.
Serviço
Uma Janela para América Latina
Site do Memorial da América Latina