Melhor que a encomenda – Mercedes-Benz faz balanço de 2018 e projeta mais crescimento

Bons resultados da Mercedes-Benz nas vendas de veículos comerciais em 2018 embalam os negócios do pós-vendas da marca

  • Data: 06/02/2019 10:02
  • Alterado: 06/02/2019 10:02
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: Agência AutoMotrix
Melhor que a encomenda – Mercedes-Benz faz balanço de 2018 e projeta mais crescimento

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A Mercedes-Benz teve um grande ano de 2018 no Brasil. No balanço anual de vendas de caminhões, foram mais de 21 mil unidades da marca emplacadas, levando a 28% de participação de mercado. O volume comercializado é 44% superior ao obtido em 2017. O grande destaque foi o avanço da marca em caminhões pesados, com quase 10 mil unidades emplacadas, mas a líder do mercado nacional registrou aumento no volume de emplacamentos em todas as linhas de produto. Foram 202% dos extrapesados Actros (4.529 unidades), mais de 81% com os Axor (4.214 unidades), 29% com caminhões Atego (5.956 unidades) e 14% com os modelos Accelo (4.326 unidades). Entre os setores que mais compraram caminhões em 2018, destacam-se o agronegócio (grãos, cana-de-açúcar e madeira), logística, combustíveis e químicos, mineração, bebidas e varejo. No segmento de ônibus, reafirmou sua destacada liderança, com 7.458 unidades emplacadas. Nos urbanos, o volume de vendas (5.852 unidades) foi 18% superior em relação a 2017 (4.973 unidades), em rodoviários, o crescimento foi de 43% (1.977 unidades ante 1.385 unidades), em fretamento, foram 126% a mais (1.309 unidades ante 579 unidades) e em micro-ônibus, o aumento foi de 63% (3.295 unidades ante 2.018 unidades). A liderança nas vendas de veículos comerciais, pelo terceiro ano seguido, trouxe um “efeito colateral” singular para a Mercedes-Benz: um impacto bastante positivo para os negócios de peças e serviços do amplo portfólio de pré e de pós-venda.

Um bom exemplo são os Planos de Manutenção para caminhões. A marca comercializou em 2018 mais que o dobro do volume vendido em 2017. Foram 5.400 contratos, 110% a mais em relação aos 2.600 do ano anterior. Com isso, 27% dos caminhões negociados pela marca em 2018 tiveram Planos de Manutenção, com maior demanda no setor sucroalcooleiro, combustíveis e grãos. Já as ativações do sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard reagiram ainda melhor e aumentaram 150% – totalizaram 5.300 caminhões com a tecnologia ativa em 2018, principalmente em empresas de transporte de produtos químicos, combustíveis e grãos.

Essas soluções ajudam os transportadores a trabalharem com visão de longo prazo, olhando para o TCO, que é o custo operacional total ao longo de toda a vida do veículo. Assim, eles têm previsibilidade de custos e podem se programar com mais assertividade

, pondera Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Outra área da Mercedes-Benz positivamente impactada pelas altas nas vendas de veículos novos são as vendas de caminhões seminovos via SelecTrucks. Nas três lojas próprias (Mauá/SP, Betim/MG e São José dos Pinhais/PR) e das unidades em parceria com concessionárias (Sambaíba, em Campinas/SP, e Pirasa, em Limeira/SP), a SelecTrucks vendeu aproximadamente 1.500 unidades em 2018 – um crescimento de 81% em relação ao ano anterior. Além disso, mais de 800 caminhões novos foram vendidos envolvendo troca com usados de clientes como parte da negociação. Os negócios de veículos comerciais para o Banco Mercedes-Benz se ampliaram em 58%, com um montante de R$ 2,585 bilhões em novos negócios ao longo do ano passado. Já o Consórcio Mercedes-Benz comercializou 2 mil cotas em 2018, mantendo o mesmo patamar do ano anterior.

Esse abrangente portfólio de produtos e serviços chega ao mercado por meio da nossa Rede de Concessionários, que conta com cerca de 180 pontos de atendimento em todos os estados do território nacional. Essa é uma grande vantagem competitiva da marca

, conclui Leoncini.

Para aprimorar suas relações com os clientes e estimular ainda mais os negócios, a Mercedes-Benz promoveu no dia 29 de janeiro um evento inédito – o “Dia D Cliente”. Nessa data, todos os colaboradores das plantas de São Bernardo do Campo e Campinas, em São Paulo, e também de Juiz de Fora, em Minas Gerais, pararam suas atividades para participar de um dia totalmente dedicado a ouvir clientes influenciadores de veículos comerciais. Tanto os profissionais das áreas administrativas quanto os das produtivas, e também do Banco Mercedes-Benz, SelecTrucks e Peças Remanufaturadas, se reuniram à Rede de Concessionários para receber um grupo de 20 grandes frotistas de caminhões e ônibus. O propósito foi ouvir, entender e transformar em realidade os pedidos dos clientes com mais assertividade, agilidade e rapidez, tudo isso no mesmo dia.

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  • Data: 06/02/2019 10:02
  • Alterado:06/02/2019 10:02
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