Médicos estarão na Av. Paulista neste domingo (16), orientando sobre doenças reumáticas

Os médicos e profissionais envolvidos na campanha distribuirão cartilhas e tirarão dúvidas sobre as principais doenças reumáticas

  • Data: 13/10/2022 15:10
  • Alterado: 15/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sociedade Paulista de Reumatologia
Médicos estarão na Av. Paulista neste domingo (16), orientando sobre doenças reumáticas

Saúde

Crédito:Marcello Casal Jr - Agência Brasil

Você está em:

Reumatologistas da Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR), em ação conjunta com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e com associação de pacientes, estarão na Av. Paulista, no dia 16 de outubro (domingo), para informar e conscientizar a população sobre as doenças reumáticas, seus sintomas e a importância do diagnóstico precoce. A ação, gratuita e aberta a toda população, será realizada das 10h às 14h, no Pátio do Shopping Center 3, Av. Paulista, 2064, Bela Vista/SP. De 17 a 31 de outubro, a Sociedade Brasileira de Reumatologia fará distribuição de cartilhas no metrô, nas linhas Amarela, Lilás, Esmeralda e Diamante.

Os médicos e profissionais envolvidos na campanha distribuirão cartilhas e tirarão dúvidas sobre as principais doenças reumáticas, como artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, artrose, osteoporose, gota, fibromialgia, espondiloartrites, entre outras. Haverá distribuição de cartilhas também em diversas linhas do metrô de São Paulo. A iniciativa tem apoio do GRUPAR-BR (Grupo de Apoio ao Paciente Reumático Brasileiro), do GRUPASP (Grupo de Pacientes Reumáticos de São Paulo), do Grupo EncontrAR e da Associação Brasileira Superando o Lúpus, Doenças Reumáticas e Doenças Raras. Atores também farão interações com o público no local.

“Vamos levar informações à população, de forma direta e objetiva, para alertar que dores nas articulações podem ser sintomas de doenças reumáticas, como artrite e artrose, e devem ser investigadas, diagnosticadas e tratadas de forma adequada por um reumatologista”, afirma Dr. Marco Rocha Loures, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

A presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia, Dra. Nafice Araújo, lembra que doença reumática é doença de qualquer idade, afeta crianças, adolescentes, adultos e idosos. “Existem mais de 100 tipos de doenças reumáticas. Umas predominam mais na criança e outras, no adulto”, alerta a reumatologista.

A médica ressalta ainda que muitas das doenças reumáticas podem ser controladas de forma eficaz, com uma intervenção precoce. “A ação do dia 16/10 será uma oportunidade muito importante de diálogo com a população nas ruas. Quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor será a qualidade de vida do paciente, com tratamento adequado e controle da doença”, explica Dra. Nafice Araujo.

Conscientização — Para chamar a atenção da população de São Paulo para o tema, está programada uma ativação lúdica baseada em uma antiga brincadeira de criança: a cama de gato, que utiliza um simples barbante. Assim como, no jogo, no qual o desafio é passar para as mãos de outra pessoa a figura construída com o barbante, a ação Entrelaçados tem o objetivo de reforçar a importância de passar informações confiáveis para frente.

Realizada conjuntamente por SBR, SPR e Pfizer, a campanha Entrelaçados também conta com um site que reúne informações sobre o tema, um videomanifesto e postagens educativas nas redes sociais. “Quando a informação de qualidade chega a quem mais precisa, ela pode mudar vidas. No caso do paciente reumático, muitas vezes estamos falando de pessoas em plena idade produtiva que, sem tratamento, estão expostas a danos irreversíveis nas articulações. Por outro lado, com diagnóstico precoce e tratamento correto, essa história pode ser muito diferente. Por isso, é fundamental que toda a sociedade atue em rede nessa causa, passando informações confiáveis adiante”, diz a diretora médica da Pfizer, Adriana Ribeiro.

As ações da campanha em São Paulo abordam ainda os mitos relacionados a doenças reumáticas como o “reumatismo” sendo uma doença única e que só acomete idosos; alertam para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, sempre acompanhado por um reumatologista. Vale lembrar que uma a cada 500 crianças sofrem com doenças reumáticas.

Simultaneamente, serão realizadas intervenções em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), Natal (RN), Rio Branco (AC), Araguaína (TO)e Porto Velho (RO), visando alertar para o diagnóstico precoce.

INTERVENÇÃO URBANA E ORIENTAÇÃO MÉDICA EM SÃO PAULO
PÁTIO DO SHOPPING CENTER 3 (AVENIDA PAULISTA, 2064, SÃO PAULO)
16 de outubro de 2022, das 10h às 14h.
Gratuito

Compartilhar:

  • Data: 13/10/2022 03:10
  • Alterado:15/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sociedade Paulista de Reumatologia









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados