Mauricio Fernandes solicita inclusão de conteúdo de Inteligência Artificial nas escolas
O conteúdo programático seria desenvolvido de forma interdisciplinar, integrando conhecimentos de matemática, ciências, lógica, ética, entre outras áreas relacionadas.
- Data: 03/08/2023 15:08
- Alterado: 03/08/2023 15:08
- Autor: Redação
- Fonte: Câmara Municipal de São Caetano do Sul
Mauricio Fernandes
Crédito:Divulgação
A Inteligência Artificial (IA) é uma disciplina que engloba uma série de tecnologias e técnicas capazes de possibilitar que máquinas realizem tarefas que, até então, eram executadas apenas por seres humanos. Considerando o cenário atual de rápida evolução tecnológica, o vereador Mauricio Fernandes (PL) apresentou projeto de lei para incluir as aulas de IA nas escolas públicas municipais de São Caetano do Sul. O objetivo da propositura é permitir que os estudantes compreendam os conceitos fundamentais dessa tecnologia e assim estarem mais preparados para ingressar no cada vez mais dinâmico mercado de trabalho.
No projeto, o parlamentar sugere a implantação de disciplinas ou módulos de Inteligência Artificial que abrangem tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. As aulas seriam ministradas por profissionais capacitados e especializados na área de Tecnologia da Informação, com formação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação ou áreas afins. O conteúdo programático seria desenvolvido de forma interdisciplinar, integrando conhecimentos de matemática, ciências, lógica, ética, entre outras áreas relacionadas.
Na justificativa da propositura, o vereador ressalta a importância de agregar esse conteúdo no currículo escolar para melhoria da qualidade do ensino e para os estudantes, que estarão em contato com essa tecnologia que fará parte da vida de todos no futuro.
“É imprescindível que os alunos das escolas públicas de São Caetano do Sul sejam preparados para enfrentar os desafios do futuro. A inclusão das aulas de Inteligência Artificial nos currículos escolares prepara os estudantes para o mercado de trabalho em constante transformação”, afirmou Mauricio Fernandes.