Matéria Rima no Cultura Sem Fronteira SAO-BERLIN-2016
Cinco integrantes do projeto estão entre os convidados que representarão o Brasil no evento marcado para ocorrer de 12 a 23 de setembro de 2016 em Berlim, na Alemanha.
- Data: 14/09/2016 08:09
- Alterado: 14/09/2016 08:09
- Autor: Redação
Crédito:
Em setembro, o Instituto Cultural e Educacional Matéria Rima vai à Alemanha participar do “Cultura Sem Fronteira SAO-BERLIN-2016”. Estarão no evento Mc Joul, produtor cultural, empresário e fundador do Matéria Rima; Mc Nicolas, rapper que desenvolve no projeto um trabalho de hip hop aliado à educação; DJ Cusco, cujo trabalho também une hip hop e educação; Daniel Rodrigues da Matta, arte educador que atua como instrutor de grafite há 3 anos; e Tereza Caroline Silva Correa, que trabalha com fotografia e mídias sociais no grupo.
Integrando o projeto Cidade na Escola, promovido pela secretária de educação de Diadema (SP), o Matéria Rima usa o hip hop e elementos da cultura popular (como a embolada) como ferramentas pedagógicas, ajudando alunos do ensino fundamental a assimilar os conteúdos curriculares da sala de aula. Oferecido no contra turno das aulas, de modo a fortalecer a educação em tempo integral, o projeto atende cerca de mil alunos, de 16 escolas da rede municipal de Diadema.
O evento Cultura Sem Fronteira SAO-BERLIN-2016 é realizado pela Nau Ciranda Sinparedes – Associação Cultural Brasil Colômbia, que através da realização de intercâmbios culturais e acadêmicos trabalha para a troca, promoção, fortalecimento e aproximação de nações, em parceria com a Organização Gangway E.V., de Berlim.
SOBRE OS PARTICIPANTES:
Mc JOUL: Jodson do Nascimento Silva nasceu em Jaboatão dos Guararapes, Recife (PE), em 1979, e mudou para Diadema em 1980. Aos 13 anos, teve o primeiro contato com a cultura Hip Hop participando de oficinas culturais. Aos 20 anos, convidado pelo Consulado Francês, participou do espetáculo Malcom X em São Paulo e foi convidado pelos rappers franceses Mc. D e Spike para gravar quatro faixas do CD deles. De 2000 a 2004, idealizou e desenvolveu o “Leitorap” através do Clube da Leitura da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Barueri-SP. O projeto apresentou na linguagem Hip Hop os autores da literatura brasileira e portuguesa, entre eles Camões, Cecília Meireles, Gregório de Matos, dando origem ao espetáculo “Vinícius Hip Hop de Moraes”. Em 2002, fundou o Matéria Rima, no ano seguinte criou a gravadora independente Bico do Corvo e dois anos depois lançou o álbum “Matéria Rima Procurando Respostas”. Entre 2006 e 2011, fez shows e workshops na França, Alemanha e Senegal. Em 2013, lançou o álbum “Influências” junto ao Matéria Rima, com produção do Dj. HUM. Em 2014 oficializou o grupo Matéria Rima como Instituto Cultural e Educacional Matéria Rima, no mesmo ano o projeto e a escola parceira Sagrado Coração de Diadema venceram na etapa regional e nacional o Prêmio Itaú Unicef Educação Integral: Aprendizagem que Transforma. Atualmente, além de coordenar o Matéria Rima nas escolas, supervisiona o projeto B.A.S.E, que atende nas dependências do instituto 50 crianças e adolescentes em oficinas de dança,rima, pandeiro e grafite.
Mc NICOLAS: Nicolas Ulisses Nascimento Silva nasceu em Diadema (SP) em 1999 e com apenas 4 anos começou a rimar nos palcos junto com o pai, o rapper Joul. Aos 11 anos escreveu a música “Tô preocupado, pai!” sobre sua preocupação com alguns temas do mundo moderno e poucos anos depois participou do álbum “Matéria Rima Procurando Respostas”. De 2007 a 2009 fez participações na TV Cultura e compôs o rap “Eu, Você e a TV”. De 2010 a 2012, ainda no começo de sua adolescência participou do “Vem Comigo Hip Hop Arte”, programa socioeducativo que difundiu os elementos da cultura Hip Hop nas escolas e praças de Barueri (SP). Em 2015, com participação de Joul e Sasquat lançou um videoclipe para “Boneca do Lixo”, uma das faixas de seu álbum Somos o Futuro e coproduziu o show de lançamento do disco.Nicolas também participou do projeto Arte na Rua, parceria da Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo com a Rede Globo, com apresentações nas estações de trens e metrôs, e do Click Esperança, reality social da TV Globo para o Criança Esperança, no qual foram selecionados jovens mobilizadores de todo Brasil. Atualmente, junto com a sua carreira artística, desenvolve junto ao Matéria Rima um trabalho de hip hop aliado à educação.
DJ CUSCO: Humberto Nascimento Silva, conhecido como DJ Cusco, nasceu em Diadema em 1999. Na adolescência participou do “Vem Comigo Hip Hop Arte”, programa socioeducativo que difundiu os elementos da cultura Hip Hop nas escolas e praças de Barueri (SP). Em 2014 atuou no Espetáculo Velhas Novidades, do Matéria Rima. Participou também do projeto Arte na Rua- parceria da Secretaria dos Transportes Metropolitanos com a Rede Globo. Atualmente, em paralelo com a sua carreira artística, desenvolve junto ao Matéria Rima um trabalho de hip hop aliado à educação.
DANIEL RODRIGUES DA MATTA: Aos 26 anos é formado em Artes visuais pela FMU. Além de atuar como arte educador de grafite há 3 anos no Matéria Rima, ele também é instrutor de grafite no projeto Bairro Escola e instrutor de artes plásticas na ONG S.A.F, ambas em Barueri (SP).
TEREZA CAROLINE SILVA CORREA: com apenas 19 anos, a jovem trabalha com fotografia e mídias sociais no Matéria Rima desde o início de 2015, é técnica em nutrição e dietética e está cursando biomedicina.