Maratona do Rio chega à 21ª edição celebrando as belezas da Cidade Maravilhosa

Maior festival de Corridas de Rua da América Latina acontece de 8 a 11 de junho e conta com provas de 5K a 63K, além de diversas atividades culturais

  • Data: 01/06/2023 14:06
  • Alterado: 31/08/2023 20:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Maratona do Rio
Maratona do Rio chega à 21ª edição celebrando as belezas da Cidade Maravilhosa

Maior festival de Corridas de Rua da América Latina

Crédito:Maratona do Rio / Divulgação

Você está em:

Tantas são as belezas do Rio de Janeiro que uma pergunta sobre o que é mais encantador, a arquitetura urbana do Centro Histórico ou a paisagem natural das praias, jamais teria uma resposta definitiva. Mas, afinal, por que escolher apenas uma das belezas cariocas ao invés de celebrá-las em conjunto, de valorizar a Cidade Maravilhosa em cada Km? Este é justamente o tema da Maratona do Rio, que chega à sua 21ª edição, de 8 a 11 de junho, consolidada como o maior Festival de Corridas de Rua da América Latina. Ao todo, serão 40 mil corredores, distribuídos entre as provas de 5K, 10K, 21K, 42K e o Desafio (21K em um dia e 42K no dia seguinte). 

“Em mais um ano a Maratona do Rio demonstra todo potencial atrativo do nosso estado, reunindo participantes do país inteiro e consagrando essa prova no calendário dos grandes eventos esportivos. Para nós, do governo do estado, essa parceria fortalece a determinação do governador Claudio Castro de oferecer todo apoio possível para que os grandes eventos sejam realizados com sucesso, ajudando a movimentar a economia e a trazer mais transformação social para a população”, declarou o Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani. 

A Maratona do Rio / Michelob Ultra (42K) ocorre no domingo (11), com início às 5:00h, largada no Aterro do Flamengo e um trajeto que exibe maravilhas urbanas, como Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Moderna e Museu Histórico Nacional, e naturais, atravessando as praias do Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo. Por sua vez, a Meia Maratona do Rio / Claro (21K), que será no sábado (10), larga no Leblon às 6:00h. Já o Desafio Cidade Maravilhosa / Águas do Rio consiste em correr as duas provas, ou seja, 21K no sábado e 42K no domingo. Nesta edição, a prova de 42K será transmitida ao vivo pelo canal ESPN 2 e pelo Star+, no streaming. A transmissão foi viabilizada pela organização junto à adidas. 

A programação esportiva do Festival Maratona do Rio ainda inclui a Prova de 5K / Raízen, no dia 10, às 9:30h, e a Prova de 10K / Raízen, no dia 11, às 8:30h, ambas tendo o Aterro do Flamengo como palco. Para acessar os mapas das provas com todas as indicações de retornos, postos de ajuda e postos de hidratação, basta clicar nos links abaixo:

5K

10K

21K

42K 

O retorno da “Laranjinha”

Os milhares de corredores da Maratona do Rio terão a oportunidade de sentir a essência carioca não apenas nos cenários, mas também nas cores e traços das camisas que vestirão. O grande destaque é o retorno da tradicional “Laranjinha” para representar a prova de 42K, desta vez ilustrada com o Museu do Amanhã. A blusa da prova de 21K tem a cor vermelha e a estampa do Morro Dois Irmãos, a da prova de 10K traz a cor azul e o Corcovado, e a da prova de 5K leva a cor lavanda com o Pão de Açúcar. E não é só! Aumentando a paleta de cores e lugares representativos da Maratona do Rio, os corredores que participarão do Desafio receberão duas camisas diferentes: a de 21K na cor rosa e a de 42K na cor laranja, ambas com o desenho da Pedra da Gávea e do Morro Dois Irmãos.

Além de toda a estética e simbolismo, as camisas da Maratona do Rio primam pelo cuidado com o ambiente e pelo conforto oferecido aos corredores. As produções da adidas, marca esportiva oficial do evento, são de tecido 100% poliéster, confeccionadas com Primegreen (materiais reciclados de alta performance e livre de poliéster virgem) e, devido à tecnologia Aeroready para remoção de suor, se apresentam macias e ideais para manter o corpo seco. 

Expo e Casa Maratona

Quem também está de volta na edição de 2023 é a Expo Maratona do Rio, reunindo, na esplanada da Marina da Glória, uma série de expositores que oferecerão aos visitantes uma enorme variedade de produtos do mundo das Corridas de Rua, de suplementos a roupas esportivas. Além da Loja de Produtos Oficiais da Maratona do Rio e da Loja adidas, que ficarão localizadas dentro da Casa Maratona, a Expo receberá as marcas Agile, Ciacool, Caex Compressport, Dobro, Exceed Nutrition, Gumm, La Vie Sports, Personalizii, Pink Cheeks, Porta Medalhas, R2L, Rikam, SportBR, Top Run, Toptech, Velô Sport Store e Victoria. A Casa Maratona é aberta ao público e poderá ser visitada durante os quatro dias de Festival, sendo também o local para a retirada dos kits pelos corredores. 

Recordes e Premiação

Como não poderia deixar de ser, o festival Maratona do Rio também desperta a atenção dos chamados corredores de elite, que na edição de 2023 buscarão superar não só os próprios limites como os recordes das provas. Na prova de 42K, Justino Pedro da Silva estabeleceu a marca recorde de 2:13:31, em 2021, e Kebebush Yisma Zewode Mariam fez o trajeto em 2:34:33, em 2022. Os recordes masculino e feminino da distância de 21K foram batidos em 2022, com Daniel Ferreira do Nascimento (1:01:03) e Amanda Aparecida de Oliveira (1:18:29).

Os três recordistas brasileiros mencionados acima estarão presentes nesta edição da Maratona do Rio, sendo que Amanda de Oliveira correrá os 42K. Além deles, Vinicius Carvalho, Grazielle Zarri e Emilly Barbosa (5K), Fábio Jesus e Gabriela Tardivo (10K), Alexandre Pastorello e Jenifer Nascimento (21K), também fazem parte da lista dos atletas brasileiros de destaque. Como é tradição na Maratona do Rio, a força dos corredores africanos se fará presente, entre eles os quenianos Josphat Kiprotich e Samwel Kiptoo, que ao longo da carreira já conseguiram marcas abaixo do recorde dos 42K da Maratona do Rio, com, respectivamente, 2:09:08 e 2:10:37. Thoroty Kiptanui (feminino, 42K), Agnes Numbua (feminino, 21K), Nelly Jepchumba (feminino, 21K) e Geoffrey Yegon (masculino, 21K), do Quênia, e Zinash Debebe Getachew (feminino, 42K), da Etiópia, também estão entre os inscritos.

Por falar em recordes, a Maratona do Rio vai quebrar um na 21ª edição: o de maior premiação já distribuída em sua história, com um total de 310 mil reais, que serão igualmente divididos para as categorias masculina e feminina. Quem vencer os 42K receberá 50 mil reais, podendo ganhar mais 20 mil reais caso bata o recorde da prova. 

Maratona com Arte 

Para a Maratona do Rio, as ruas são perfeitas para corridas e apresentações artísticas, como revela a #MaratonaParade, exposição urbana itinerante que espalha pela cidade 5 esculturas em forma de tênis gigantes pintadas pelos renomados artistas do grafite Criz Silva (@crizsilva), curador da exposição, CH2 (@ch2ftg), Amora Moreira (@amori.nha), Cibele Arcanjo (@cibellearcanjo) e Cety Soledad (@cetysoledad). Desde 14 de maio, as obras passam por pontos emblemáticos como Santa Teresa, Parque Madureira, Estádio do Maracanã, Vila Militar de Deodoro, Estádio do Engenhão, Leme, Praia da Barra, Alto da Boa Vista, Gamboa, Shopping Leblon, Rio Scenarium e Marina da Glória. 

Entre outras ações culturais que integram o festival estão shows musicais na Arena Maratona com Arte, localizada na esplanada da Marina da Glória, com Toni Garrido, Orquestra Imperial, Cozinha Arrumada e Carrossel de Emoções. Acrescente ainda os famosos blocos do carnaval do Rio de Janeiro “Boitatá”, “Bloco das Tubas”, “Me Enterra na Quarta”, “Céu na Terra” e “442”, que estarão localizados em pontos específicos do percurso durante a realização das provas. A mistura de folia e corrida também contará com a Orquestra Circônica e a banda Sinfo^nica Ambulante. 

A Maratona com Arte 2023 é patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, XP, Idomed em parceria com o Instituto Yduqs, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. 

Jantar de Massas: confraternização além do asfalto 

Cada edição da Maratona do Rio, desde a sua primeira, sempre deixa como legado as amizades que são formadas nas corridas de rua. Neste sentido, a edição de 2023 será ainda mais especial, pois possibilitará o nascimento de novas amizades e o fortalecimento das antigas não somente sobre o asfalto, mas também à mesa de um representativo restaurante da cidade, o Rio Scenarium, eleito um dos 10 melhores bares do mundo pelo jornal inglês The Guardian. O Jantar de Massas da Maratona do Rio acontece nos dias 9 e 10 de junho e sua entrada pode ser adquirida pelos corredores que participarão das provas, acompanhantes, familiares e apaixonados pelo Festival. Além da oportunidade de encontrar influenciadores, especialistas e atletas envolvidos com a Maratona do Rio, a programação do Jantar de Massas inclui sorteios de brindes e show da escola de samba Beija-Flor. 

Rota Maravilhosa em cada Km

Em parceria com o Sebrae, a Maratona do Rio criou a “Rota Maravilhosa em cada Km”, um roteiro com indicações de mais de uma centena de possibilidades de se viver as belezas do Rio de Janeiro em suas mais diferentes formas, saboreando a gastronomia, aproveitando os espaços de lazer, descobrindo a natureza, conhecendo as histórias, vivendo a cultura, apreciando a hospitalidade. O guia com o roteiro completo da “Rota Maravilhosa em cada Km” se encontra no site oficial do evento.

Compartilhar:
1
Crédito:Maratona do Rio / Divulgação
1
Crédito:Maratona do Rio / Divulgação Maior festival de Corridas de Rua da América Latina

  • Data: 01/06/2023 02:06
  • Alterado:31/08/2023 20:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Maratona do Rio









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados