Manutenção preventiva no Sistema Cantareira é concluída
Abastecimento de água foi retomado na manhã desse domingo (21); Sabesp orienta uso consciente de água durante a recuperação do fornecimento
- Data: 22/08/2022 07:08
- Alterado: 16/08/2023 08:08
- Autor: Redação
- Fonte: Sabesp
Sistema Cantareira.
Crédito:Sabesp
A Sabesp concluiu na manhã desse domingo (21) a manutenção preventiva realizada no Sistema Cantareira. A Estação de Tratamento de Água (ETA) Guaraú, responsável pela produção de água do sistema, voltou a operar e o abastecimento na região afetada foi retomado. A Companhia orienta aos consumidores na Região Metropolitana de São Paulo o uso consciente da água durante a recuperação do fornecimento, que deve ocorrer de forma gradual até esta segunda-feira (22).
A intervenção, iniciada no sábado (20), teve como objetivo ampliar a segurança operacional do Sistema Cantareira. Foram realizados a adequação da estrutura de chegada de água na ETA e a substituição, por causa de desgaste natural do uso, de uma válvula de 16 toneladas em um conjunto de bombas na Estação Elevatória Santa Inês, que envia água para tratamento na Guaraú.
Houve ainda a manutenção preventiva de todo o sistema elétrico da ETA e de equipamentos de distribuição de água, como reservatórios urbanos e estações elevatórias, além de ações como lavagem/desinfecção e reparos preventivos diversos. Também foi iniciada a operação de nova adutora para reforçar o abastecimento na região de Perus, na capital, e nos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato e Caieiras, beneficiando cerca de 300 mil pessoas.
Por conta da manutenção preventiva, 4,9 milhões de moradores dos municípios de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Cajamar e São Caetano do Sul podem sofrer impacto no abastecimento. Imóveis com caixa-d’água obrigatória e com reservação para ao menos 24 horas, como determina o decreto estadual 12.342/78, devem sentir com menos intensidade a alteração no fornecimento.
A Sabesp lamenta os transtornos e reforça a orientação para uso consciente da água em toda a Região Metropolitana, visando reduzir o prazo para recuperação do sistema.