Mancha Verde é a Campeã do Carnaval 2019 de São Paulo

Título inédito faz a festa na concentração da escola que discutiu escravidão e intolerância religiosa em enredo sobre princesa africana

  • Data: 05/03/2019 17:03
  • Alterado: 05/03/2019 17:03
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Mancha Verde é a Campeã do Carnaval 2019 de São Paulo

Crédito:

Você está em:

Em 2018, a Mancha ficou na terceira colocação, atrás da campeã Acadêmicos do Tatuapé e da vice Mocidade Alegre, pelos critérios de desempate. Escola levou o troféu com homenagem a Aqualtune, avó de Zumbi dos Palmares, e sua luta pelos direitos de negros e mulheres. É o primeiro título da escola. Vai-Vai e Acadêmicos do Tucuruvi foram rebaixadas. Acadêmicos do Tatuapé ficou com o vice-campeonato. 

Nove quesitos foram avaliados, por quatro jurados: Bateria, Samba-enredo, Evolução, Fantasia, Harmonia, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta Bandeira, Enredo, Alegoria. As notas fracionadas variaram de nove a dez. A campeã e as outras quatro escolas mais bem colocadas vão participar do desfile das campeãs na sexta-feira (8).

“Vitória da comunidade”, diz Marcos Gonçalves, diretor de harmonia da Mancha Verde. “Dinheiro ajuda, mas é o trabalho que faz a diferença”.

A escola foi a terceira a desfilar na madrugada de sexta-feira, 1°, para sábado, 2, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. O grupo entrou na avenida por volta de 1h30.

Nas cores verde, branco e vermelho, a escola cantou, sambou e desfilou em homenagem à saga de uma guerreira negra. O samba-enredo,  “Óxala, Salve a Princesa! A Saga de uma Guerreira Negra!”, é um canto às tradições de origem africana: citou maracatu, Iemanjá, África e Zumbi dos Palmares.

Uma ala do grupo fez referência ao Congo como local de escoamento de marfim e outros produtos da região. Logo no primeiro carro alegórico, os destaques eram os elefantes com dentes de marfim e imagens de mulheres negras.

A primeira ala invadiu a avenida com fantasias ricas em detalhes com lantejoulas, brilhos e fitas. O verde em diferentes tonalidades dominou o desfile, que reuniu três mil componentes ao todo.

Vai -Vai
No quesito “Comissão de Frente”, a Vai-Vai caiu para a última colocação entre as 14 agremiações na disputa. O grupo do Bexiga não tirou uma nota 10 no quesito avaliado. As duas últimas escolas caem para o grupo de acesso do carnaval de 2020.

Após apuração, o presidente da Vai-Vai, Neguitão, deixou o Sambódromo do Anhembi sem falar com os jornalistas.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 05/03/2019 05:03
  • Alterado:05/03/2019 17:03
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados