MAM SP promove cursos relacionados à música, artes visuais e produção de exposições

A programação contempla formações sobre música brasileira no século XXI, as mulheres na história da arte e as diversas maneiras de representar a Comédia de Dante

  • Data: 25/08/2023 12:08
  • Alterado: 25/08/2023 12:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
MAM SP promove cursos relacionados à música, artes visuais e produção de exposições

Nota sobre uma cena acesa ou os dez mil lápis (2000)

Crédito:Coleção MAM São Paulo

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Museu de Arte Moderna de São Paulo traz em sua programação de setembro cursos online que têm como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre as histórias da arte e temas contemporâneos. Ministrados por profissionais renomados das áreas de história e crítica da arte, fotografia, literatura, artes visuais e música, as formações são indicadas tanto para iniciantes como para especialistas.

Em um repertório diverso que abrange desde os processos de produção de uma exposição até a metodologia usada para se expressar uma arte visual, os quatro cursos online estão disponíveis para inscrição no site do MAM (https://mam.org.br/curso/).  Participantes do Amigo MAM têm 20% de desconto, e estudantes, professores e aposentados têm 10%.

Programação completa:

Produção de exposição: como nasce uma obra de arte com Daniele Carvalho
Curso online, aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado.
Contempla certificado no final
Dias 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de setembro, terças e quintas-feiras, das 9h30 às 11h30 | 6 encontros | Investimento: R$ 480,00
Inscrições em: https://mam.org.br/curso/producao-de-exposicao-como-nasce-uma-obra-de-arte-com-daniele-carvalho

O curso oferece uma abordagem detalhada sobre os processos envolvidos na produção de exposições de arte, fornecendo uma compreensão das etapas necessárias para concretizar uma mostra. Explorando temas frequentemente negligenciados, mas cruciais no cotidiano da produção de exposições, a proposta é compartilhar experiências e práticas desse campo de atuação com profissionais e entusiastas da área. Reconhecendo a natureza coletiva da atividade de produção, o curso incentiva também reflexões sobre o processo, suas implicações e como isso pode enriquecer outras áreas de atuação.

Os encontros estão organizados em sequência cronológica, abrangendo introdução ao tema, pré-produção, produção, pós-produção e produção de exposição na pandemia. Ministrado online, o curso conta com material digital, vídeos relacionados aos temas, depoimentos de profissionais e indicações de leitura.

Voltado para estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, gestores, produtores e qualquer pessoa interessada no tema, o curso não exige conhecimento prévio.

Programa:
Aula 1 – Introdução
– Apresentação do curso e referências bibliográficas
– Exploração de espaços culturais e tipos de exposições
– Linha do tempo da expografia: uma breve contextualização
– O papel e as áreas de atuação da produtora/produtor de exposição
– Vídeo: Gestoras Culturais – uma conversa sobre produção de exposições
– Apresentação das etapas de trabalho: pré-produção, produção e pós-produção
– Como nasce uma exposição

Aula 2 – Pré-produção
– Aspectos relacionados a leis de incentivos, editais públicos e privados e captação de recursos
– Elaboração de cronogramas, planilhas de custos e listas de obras
– Documentação necessária para empréstimo, seguro e transporte de obras
– Contratos, licenças e autorizações essenciais

Aula 3
– Concepção dos projetos expográfico, luminotécnico e gráfico
– Logística de viagens, hospedagens e pagamento perdiem
– Abordagem com a assessoria de imprensa
– Exploração do setor educativo e suas funções
– Possibilidades educativas para as exposições

Aula 4 – Produção
– Execução do projeto expográfico e adequação do espaço
– Processo de transporte e laudo das obras
– Chegada da curadora/curador e dos/das artistas
– Montagem das obras e instalação de equipamentos audiovisuais
– Execução do projeto luminotécnico

Aula 5
– Comunicação visual da exposição
– Impressão dos materiais gráficos
– Limpeza do espaço e treinamento da equipe de segurança
– Registro fotográfico das obras e da exposição
– Cerimônia de abertura da mostra
– Manutenção da exposição durante sua exibição

Aula 6 – Pós-produção e produção de exposição na pandemia
– Desmontagem da exposição
– Laudos e devolução das obras
– Carta de agradecimento às coleções e fechamento do projeto
– Prestação de contas e elaboração de relatórios finais
– Abordagem específica sobre protocolos de segurança durante a pandemia,
apresentação de casos e atualidades relacionadas

Dante e as artes visuais, com Valentina Cantori
Curso online e ao vivo, aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado Contempla certificado no final
Dias 23 e 30 de setembro e 07 e 14 de outubro – sábados, das 10h às 12h. | 4 encontros | Investimento: R$ 320,00
Inscrições em: https://mam.org.br/curso/dante-e-as-artes-visuais-com-valentina-cantori/

Dante Alighieri (1265-1321) escreveu uma das obras mais importantes de todos os tempos, deixando para a posteridade um repertório poético e imagético vastíssimo. O Inferno, o Purgatório e o Paraíso inspiraram ao longo dos séculos inúmeras representações: das miniaturas medievais aos quadros renascentistas; das obras plásticas do século XIX às ilustrações contemporâneas.

A partir da leitura de fragmentos selecionados, este curso se propõe a abordar as diversas maneiras de representar a Comédia de Dante, refletindo sobre a relação entre palavra e imagem, sobre a passagem da linguagem textual para aquela das artes visuais.

Programa:
Aula 1. A Idade Média e o Renascimento
Neste primeiro encontro abordaremos a figura de Dante Alighieri (1265-1321) e seu contexto histórico; falaremos da Divina Comédia, analisando suas fontes, estrutura e características principais. A partir da leitura de trechos selecionados, pensaremos na relação que se estabelece entre escrita e artes visuais, tomando como referência as imagens dos manuscritos medievais — as primeiras ilustrações do texto dantesco — e as representações de Sandro Botticelli (1445-1510).

Aula 2. O século XIX
O segundo encontro será dedicado a Dante e à arte do século XIX, época em que se registra um interesse crescente em relação à Comédia; quem dedica os últimos anos de sua vida a ilustrar essa obra é o poeta William Blake (1757-1827), mas há também Gustave Doré (1832-1883) e Auguste Rodin (1840-1917). A partir da análise de episódios escolhidos, falaremos sobre esses artistas e seus diferentes modos de olhar para a obra de Dante; consideraremos as transformações ocorridas ao longo dos séculos, das primeiras ilustrações até as interpretações românticas.

Aula 3. O Novecento
Obras inspiradas na Comédia se intensificaram ao longo do século XX, envolvendo novas linguagens artísticas — o cinema, por exemplo — e novas abordagens. Neste encontro falaremos de Amos Nattini (1892-1985) e de artistas coevos que se dedicaram a ilustrar esse texto; analisaremos o trabalho de Salvador Dalí (1904-1989) e seu caráter inovador, que, remetendo também à psicanálise, abre espaço para novas percepções.

Aula 4. Dante e os contemporâneos
Entre a segunda metade do século XX e o início do novo século, muitos foram os artistas que se dedicaram a Dante e à Comédia: neste último encontro abordaremos as obras de Lorenzo Mattotti (1954), Milton Glaser (1929-2020) e Moebius (1938-2012), que ilustraram respectivamente o Inferno, o Purgatório e o Paraíso; falaremos de Agostino Arrivabene (1967) e de outros artistas contemporâneos, das visões múltiplas que o texto dantesco inspira.

Mulheres na história da arte, com Carolina Vieira Filippini Curi, Laura Cristina Ferreira Righetto, Patrícia Helena Soares Fonseca Rossi de Resende e Lorenzo Merlino
Curso online, aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final.
Dias 14, 21 e 28 de setembro e 5 de outubro, quintas-feiras, das 19h às 21h
4 encontros | Investimento: R$ 320,00
Inscrições em: https://mam.org.br/curso/curso-online-mulheres-na-historia-da-arte-com-lorenzo-merlino

O curso busca elucidar as transformações na Arte Ocidental, focando especialmente nas trajetórias femininas que, frequentemente, foram esquecidas ou apagadas ao longo do tempo.

A História da Arte raramente foi analisada sob a perspectiva da atuação feminina, que vai além de meras representações temáticas. Nesse sentido, o curso tem como objetivo exemplificar e demonstrar tais ocorrências, destacando a atuação das grandes mulheres artistas do Ocidente.

O público-alvo é composto por interessados em artes e discussões de gênero, que desejam compreender e valorizar as contribuições das mulheres na história artística.

Programa:
Aula 1, com Lorenzo Merlino
Desde a Pré-História, a participação das mulheres na História da Arte foi frequentemente esquecida. No entanto, desde os primórdios, sua atuação foi crucial e determinante, mesmo na Idade Média, apesar do senso comum incorreto que limitava suas possibilidades.

Aula 2, com Laura Cristina Ferreira Righetto
Apresentação de artistas do Renascimento e do Barroco: Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana e Artemisia Gentileschi.

Aula 3, com Patrícia Helena Soares Fonseca Rossi de Resende
Apresentação de artistas do Neoclássico, como Angelica Kauffman, Adélaïde Labille-Guiard e Élisabeth Vigée Le Brun.

Aula 4, com Carolina Vieira Filippini Curi
O machismo estrutural no advento da modernidade, as mulheres no suprematismo e questões que ainda precisam ser superadas na contemporaneidade para uma História da Arte mais inclusiva. 

Música brasileira no século XXI, com Alexandre Matias
Curso online e ao vivo, aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado Contempla certificado no final.
Dias 11, 13, 18 e 20 de setembro – segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h.
4 encontros | Investimento: R$ 350,00
Inscrições em: https://mam.org.br/curso/musica-brasileira-no-seculo-xxi-com-alexandre-matias/

As transformações que aconteceram na música brasileira na virada do século só estão começando a ser sentidas agora – e ainda estão num primeiro momento. A partir de uma série de fatores que coincidiram com este período, como a popularização da internet, a consolidação das cenas ao redor do rap e do funk, a ascensão das redes sociais, a profissionalização do mercado midstream e discussões sobre quem determina o que é ouvido no Brasil, a música parou de ser gerida pelas forças que dominaram o mercado durante todo o século passado – gravadoras e rádios, essencialmente.

Nesta nova configuração, entram novos agentes e personagens, que não só trazem temas e discussões novíssimas para a produção musical como criam novos modelos tanto de negócios como de gestão culturais. Artistas como Racionais MCs, Liniker, Letrux, Céu, MC Bin Laden, Pabllo VittarRico Dalasam, Emicida e Boogarins estão mudando a paisagem musical brasileira de vez, fazendo conexões com pioneiros que lutaram contra o monopólio cultural do século anterior.

Destinado a estudantes, interessados em música e profissionais que querem compreender as mudanças que estão reconfigurando a paisagem da cena musical, o curso não requer nenhum preparo ou formação prévia.

Programa:

Aula 01 – Conceitos básicos e a formação do mercado independente
– Independente de quê?
– Edições do autor
– Um contraponto às multinacionais
– A chegada da internet
– Festivais mapeiam o Brasil
– Mídias sociais tomam o espaço de blogs e sites
– O mercado se profissionaliza

Aula 2 – Periferia organizada
– O funk surge no Rio de Janeiro
– O rap consolida-se em São Paulo
– Rap e funk como forças no mercado independente

Aula 3 – Da tal da nova MPB à diversidade pop
– A geração pós-Céu
– São Paulo consolida-se como polo cultural do Brasil
– A velha MPB abraça a nova MPB
– A força do pop feminino
– Liniker, Pabllo e o pop transgênero
– A cena LGBTQIA+

Aula 4 – Depois das trevas
– Reconstrução pós-pandemia
– Reconstrução de políticas públicas
– Reconstrução de público

Sobre o MAM São Paulo
Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.

O Museu mantém uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e videoguias em Libras. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.

Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM. Os espaços do Museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx e Haruyoshi Ono para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.

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  • Data: 25/08/2023 12:08
  • Alterado:25/08/2023 12:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









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