Mais de 80% dos consumidores brasileiros pretendem reduzir custo com energia
Ao redor do mundo, apenas 15% dos consumidores estão satisfeitos com o preço da energia e sua acessibilidade em termos financeiros
- Data: 23/02/2023 14:02
- Alterado: 23/02/2023 14:02
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Reprodução
Cerca de 50% dos consumidores dizem que gastaram mais com energia elétrica no último ano, e mais de um terço deles acreditam que estão em situação de pobreza energética, o que significa dedicar pelo menos 10% da renda para eletricidade e/ou gás natural. No Brasil, 85% dos consumidores afirmam que estão tomando medidas para diminuir o consumo de energia. Já 84% priorizam decisões com foco na redução dos custos com energia. As constatações fazem parte do estudo Energy Consumer Survey, da EY, que entrevistou 70 mil consumidores residenciais de 18 países, estando, entre eles, Brasil, China, Alemanha, França, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. A amostra foi diversificada em termos de idade e renda, com 18 anos no mínimo e com 75% dos respondentes constando como os pagadores ou titulares da conta de energia. No Brasil, foram entrevistadas 2.040 pessoas entre abril e maio de 2022.
Ao redor do mundo, apenas 15% dos consumidores estão satisfeitos com o preço da energia e sua acessibilidade em termos financeiros. Só 22% responsabilizam as tensões geopolíticas, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, pelo aumento dos preços de energia. Para 35% dos respondentes, o motivo está nas fornecedoras de energia, que elevaram os preços para obter receitas maiores.