Mais de 100% dos jovens da capital paulista já receberam primeira dose de vacina antiCovid
Aplicação da segunda dose já começou; intervalo para o imunizante da Pfizer é de oito semanas entre as doses
- Data: 19/10/2021 08:10
- Alterado: 19/10/2021 08:10
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Vacinação Covid-19
Crédito:Cristine Rochol/SES-SC
Com a marca de mais de 19 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19 batida na última sexta-feira (15), a cidade de São Paulo começa a semana ultrapassando 100% dos jovens de 12 a 17 anos com a primeira dose do imunizante no braço. A parcial de 100,5% está registrada no boletim Vacinômetro desta segunda-feira (18). No total, desde o dia 30 de agosto, 848.623 jovens já receberam a vacina, superando a população estimada em 844.073 pessoas.
A capital paulista também já registra 0,6% de cobertura vacinal em segunda dose (D2) para este grupo. No total, 4.713 pessoas com idades entre 12 e 17 já receberam as duas doses da vacina.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância deste público ficar atento à data da segunda dose e não deixar de comparecer a um posto de vacinação para completar o esquema vacinal. Todos os adolescentes receberam o imunizante da farmacêutica Pfizer, cujo intervalo entre as doses é de oito semanas. A antecipação deste prazo poderá ser feita com a disponibilização de novas doses pelo Plano Estadual de Imunização (PEI) que repassa aos municípios os lotes recebidos do Ministério da Saúde.
Mais do que 100%?
A SMS também explica que os números da vacinação superam os 100% porque trabalha com uma estimativa de população. Como o último censo populacional foi feito há dez anos, um cálculo aproximado realizado pela Fundação Seade. Os números também se alteram pelas datas de aniversário das pessoas em relação ao calendário da vacinação, bem como, por pessoas que se mudaram para o município recentemente.
Dessa forma, é para garantir que as vacinas cheguem aos seus munícipes, que capital adota a comprovação de endereço no município como documento obrigatório para a vacinação.
Os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, ou acompanhados por um adulto portador de uma autorização, para receber a vacina.