Maio Amarelo: Podcast “De Olho na Estrada” teve como convidada a jornalista Vitória Drehmer, da Auto Esporte
Terceiro episódio da série especial trouxe curiosidades das reportagens e do dia a dia da jornalista, além de muita informação sobre segurança viária e o mundo dos automóveis
- Data: 21/05/2024 11:05
- Alterado: 21/05/2024 11:05
- Autor: Redação
- Fonte: SPMAR
Fabio Loiola e Vitória Drehmer em gravação do Podcast De Olho na Estrada
Crédito:Divulgação SPMAR
Entusiasta de karts, Vitória Drehmer, encontrou no jornalismo automobilístico a profissionalização da sua paixão, que começou cedo, com a influência de seu pai, que tem um site de kart e é assessor de imprensa de pilotos. “Desde pequena eu trabalhava com meu pai e comecei a estudar jornalismo por causa dele, na verdade. Sempre achei o trabalho dele muito legal, resolvi seguir a carreira e encontrei na Auto Esporte a junção desses dois mundos: jornalismo e automóveis”, afirma Vitória.
A jornalista ainda contou um pouco sobre a cobertura de automóveis na publicação da Editora Globo. “Cada vez mais, estamos cobrindo lançamentos de veículos. Por exemplo, recentemente estive em Pequim, na China, para o Salão do Automóvel, e tem muita novidade chegando no Brasil, especialmente no mundo dos elétricos. As pessoas têm curiosidade a respeito disso, são uma grande quantidade carros novos vendidos por mês, por ano, aqui. Então, esse é um tema que interessa aos leitores: que carro está chegando, quanto vai custar, como é, de fato, o carro. Nós testamos os carros e escrevemos matérias dos próprios testes, pontos positivos e negativos. Mas também cobrimos serviços, como, por exemplo, multas, rodovias, entre outros”, comenta Vitória.
Fabio Loiola, coordenador de comunicação da Concessionária SPMAR e host do Podcast “De Olho na Estrada”, questionou a jornalista sobre qual é a percepção dela quando o assunto é segurança viária nas viagens que são feitas para cobrir novos lançamentos ou salões de automóveis. “Essa experiência na China foi o auge. A cultura deles é bem diferente e o trânsito, também. Às vezes a gente reclama aqui no Brasil, que o trânsito é ruim, que as pessoas não sabem dirigir. Eu não cheguei a dirigir por lá, porque há uma grande burocracia para isso, mas andei bastante no passageiro, e é muito doido o jeito que as pessoas dirigem. Seta, por exemplo, praticamente não existe, é um opcional; eles, de fato não usam. Eu sou gaúcha, né, e o trânsito aqui dentro do Brasil já é bem diferente. Por exemplo, em São Paulo, de forma geral, as pessoas dão passagem, são mais solidárias, sabem dar seta, no Rio Grande do Sul já não é assim. E na China, então, é ainda mais complexo. Mas um ponto bem interessante por lá é que as rodovias (e até ruas da cidade) são de alta qualidade, sem buracos”, explica Vitória.
Durante o papo foram exploradas outras curiosidades como a complexidade do processo de emplacamento de veículos à combustão na China (spoiler: demora e é caro!), além de perrengues que a própria jornalista já passou nas estradas e pequenas indicações do que os leitores verão nas próximas edições da revista Auto Esporte.
Para conferir a entrevista completa com a jornalista Vitória Drehmer e saber dessas e outras curiosidades basta acessar a plataforma de áudio do De Olho na Estrada no Spotify.