Maio Amarelo: Enel SP registrou 165 ocorrências com postes danificados por colisão em 2023
Capital paulista é responsável por registrar 64,84% das ocorrências em toda a Região Metropolitana de São Paulo.
- Data: 15/05/2023 11:05
- Alterado: 31/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: Enel Distribuição São Paulo
Acidente de trânsito com poste abalroado na capital paulista
Crédito:Divulgação / Enel SP
A Enel Distribuição São Paulo registrou, de janeiro a maio de 2023, 165 ocorrências com postes danificados por abalroamentos (colisão) na região Metropolitana de São Paulo, um número 14,50% menor em relação ao mesmo período do ano passado. Esses números são registrados pela distribuidora a partir das ocorrências envolvendo acidentes de trânsito com postes e o atendimento emergencial.
É importante destacar que neste mês é realizada a campanha “Maio Amarelo”, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.
Somente na capital de São Paulo, no ano passado, entre janeiro e dezembro de 2022, a distribuidora registrou, 499 ocorrências com postes danificados por abalroamentos (colisão) na região Metropolitana de São Paulo, um número 4,58% menor em relação ao mesmo período em 2021.
“Estamos totalmente em sintonia com o tema da campanha Maio Amarelo deste ano, ‘No trânsito, escolha a vida’. Devemos trabalhar conjuntamente para sensibilizar a sociedade sobre a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito”, afirma o responsável pela área de Infraestrutura & Redes da Enel Distribuição São Paulo, Vincenzo Ruotolo, “É sempre importante destacar também que fatores como excesso de velocidade, consumo de bebida alcoólica e a sonolência dos motoristas são as principais causas de acidentes no trânsito”, completa.
O que fazer
Quando situações como acidentes e colisões com postes acontecem, a Enel deve ser comunicada imediatamente. Confira abaixo 10 orientações para tornar o trânsito mais seguro e saber o que deve ser feito em casos de acidentes envolvendo postes da distribuidora:
1. Em caso de acidente com poste, se houver queda de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento pelas equipes da empresa;
2. Não se deve tocar em cabos que estejam no solo, sobre o carro ou ficar embaixo de estruturas danificadas;
3. Nunca tente realizar o isolamento da área;
4. Caso o poste tenha caído sobre o veículo, o motorista não deve sair do automóvel até a chegada de socorro;
5. No caso de pedestres que estiverem passando pelo local, a companhia alerta para não se aproximarem e chamarem pelo socorro imediatamente;
6. Mantenha o veículo com a manutenção em dia, verificando o estado dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores;
7. Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica;
8. Não use celular quando estiver dirigindo. Além de colocar em risco a sua vida, dos pedestres e outros motoristas, a infração para quem é pego usando o celular na direção é considerada gravíssima;
9. Fique atento às condições da pista e do clima. Em caso de pista molhada ou de neblina, dirija com cuidado. Diminua a velocidade e mantenha a distância dos demais veículos;
10. Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário.
Troca de poste
Quando situações como essas acontecem, a Enel Distribuição São Paulo deve ser comunicada para realizar a troca do poste. Uma equipe da companhia é deslocada imediatamente para o local, a fim de fazer os reparos na rede. A partir do registro da placa do veículo e de fotos do incidente, os custos operacionais gerados, incluindo desde o primeiro atendimento até a substituição ou reparo do poste e/ou da rede elétrica, são repassados ao setor Jurídico da empresa, que realiza a cobrança junto ao proprietário do veículo.
Serviço
Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição São Paulo odem entrar em contato pelo aplicativo Enel São Paulo, baixado gratuitamente para IOS e Android; pela Agência virtual, no site da companhia; pelas redes sociais — Facebook (enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento (0800 72 72 120).