Maio Amarelo: Ações sobre a conscientização no trânsito impactam mais de 56 mil pessoas

Ao longo do mês, foram realizadas cerca de 400 ações de orientação e práticas voltadas a caminhoneiros, ciclistas, pedestre, motociclistas e motoristas para um trânsito mais seguro

  • Data: 03/06/2022 13:06
  • Alterado: 17/08/2023 03:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: ARTESP
Maio Amarelo: Ações sobre a conscientização no trânsito impactam mais de 56 mil pessoas

“Acorda Caminhoneiro e Seleção na Estrada”

Crédito:Divulgação

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A ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo e as 20 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo promoveram cerca de 400 ações com foco em segurança, educação e conscientização no trânsito no mês do movimento Maio Amarelo. No total, mais de 56 mil pessoas foram impactadas ao participar das atividades promovidas em toda malha concedida do Estado.

O mote da campanha deste ano foi “Juntos salvamos vidas”, onde foram abordados assuntos como risco do sono ao volante, a combinação de álcool, drogas e direção, a importância da manutenção dos veículos, o uso do cinto de segurança e direção defensiva. Os temas tratados nas ações foram Pedestre, use a passarela; Motorista, respeite o ciclista; Caminhoneiro, não dirija cansado; Respeite os limites de velocidade; Não use celular enquanto dirige e Use o cinto de segurança.

Entre o público impactado, as campanhas voltadas aos caminhoneiros, como “Acorda Caminhoneiro e Seleção na Estrada”, atenderam mais de três mil motoristas, que puderam fazer testes para avaliar a saúde, com verificação das taxas de glicemia e  aferição da pressão arterial. Além disso, as concessionárias, em parceria com a Polícia Militar Rodoviária (PMRV), fizeram a verificação de itens de segurança, de troca de lâmpadas e a distribuição de adesivos refletivos para os caminhoneiros que passaram pelos pontos onde estavam sendo realizadas as atividades.

Entre as ações realizadas na malha concedida, que envolveram também a distribuição de kits de brindes e folhetos informativos, além da produção de Podcasts, alguns dos temas abordados foram:

Zero álcool / Zero celular: Que abordou os riscos da combinação de bebida alcoólica e celular ao volante, foi destaque nesta campanha do Maio Amarelo, em ações feitas em parceria com a Polícia Militar Rodoviária. O uso do celular no volante, por exemplo, é responsável por cerca de 7,5% das multas de trânsito, segundo dados do Detran.SP.

Ciclista Seguro e Por Cima do Risco: Como trafegar de forma segura, especialmente utilizando as margens das rodovias foram temas tratados nas atividades voltadas aos ciclistas, que são um dos elos mais frágeis do trânsito. Além de panfletos orientativos, foram distribuídos materiais refletivos para aumentar a visibilidade dos ciclistas nas vias públicas.

Pit Stop Motociclista e Viva Motocilista: Ações buscaram a conscientização sobre segurança viária, manutenção preventiva e uso das marginais. Houve ainda a distribuição adesivos refletivos para capacete e coletes e antenas corta linhas, acessório importante para garantir a segurança dos motociclistas.

Travessia Segura e Café na Passarela:  Em parceria com a PMR, essas ações tiveram foco nos pedestres com orientações sobre os riscos de atropelamentos e a importância do uso das passarelas nas travessias. Para atrair ainda mais os pedestres, as atividades envolveram a distribuição de lanches e café nas passarelas.

“O Maio Amarelo ocorre uma vez ao ano, mas os alertas trabalhados neste mês, que impactou mais de 56 mil pessoas, devem ser levados em conta todos os dias do ano para conseguirmos alcançar o objetivo da campanha, que é reduzir acidentes e salvar vidas”, ressalta Walter Nyakas Junior, diretor de Operações da ARTESP.

Público infantil: A campanha Maio Amarelo também trabalhou a educação no trânsito para os futuros motoristas, com atividades lúdicas, palestras e peças de teatro para mais de três mil crianças do ensino fundamental I.

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