Luzia: o chatbot de inteligência artificial para WhatsApp e Telegram

Conheça a assistente de inteligência artificial Luzia que interage através de apps de mensagens

  • Data: 17/10/2023 09:10
  • Alterado: 24/10/2023 16:10
  • Autor: Érica Oliveira/Plataformanet
  • Fonte: Plataformanet
Luzia: o chatbot de inteligência artificial para WhatsApp e Telegram

Crédito:Freepik

Você está em:

A Luzia é uma assistente de inteligência artificial (IA) gratuita que interage com o público ao simular conversas humanas. O diferencial dessa IA está no objetivo de facilitar o acesso a esse tipo de tecnologia. E para alcançar esse propósito, a Luzia está disponível no WhatsApp e no Telegram e pode ser utilizada diretamente através desses aplicativos. Isso significa que o usuário consegue acessar a assistente de IA de forma simples, dispensando a necessidade de entrar em sites especializados ou realizar cadastros.

O que é e como funciona a Luzia no WhatsApp e no Telegram?

A Luzia é um chatbot de inteligência artificial    que conversa com os usuários por meio do WhatsApp e do Telegram. A assistente de IA funciona de maneira semelhante ao ChatGPT da OpenAI. As pessoas podem interagir com a Luzia com mensagens de texto, tirar dúvidas, perguntar sobre a previsão do tempo, pedir para transcrever áudios, traduzir textos e gerar imagens.

O destaque da ferramenta é que todas essas possibilidades são feitas dentro dos mensageiros. Ou seja, é possível se comunicar com a IA e realizar essas funções somente utilizando o WhatsApp ou o Telegram. Dessa forma, ao oferecer interações nos apps de mensagens, a Luzia permite que público tenha contato com a inteligência artificial de modo descomplicado e com um serviço de comunicação que já está acostumado.

A Luzia funciona com diferentes modelos de base: GPT-3.5, Whisper AI e Stable Diffusion. O GPT-3.5 atua nas pesquisas em textos, o Whisper AI identifica e transcreve os áudios e o Stable Diffusion gera as imagens. Os dados climáticos sobre a previsão do tempo são fornecidos pelo Google. A assistente de IA recebe o comando, envia para a plataforma correspondente e responde por mensagem com o resultado da solicitação do usuário.

Inicialmente, a plataforma tinha o nome escrito de um jeito diferente: LuzIA com a sigla IA (Inteligência Artificial) em evidência. E além dessa alteração no nome, a marca, o avatar e o site passaram por mudanças há pouco tempo. Desenvolvida na Espanha, a assistente de IA foi lançada oficialmente no Brasil em julho deste ano (2023) e está disponível em cerca de 40 países. Até o momento, o chatbot teve adesão de mais de 15,5 milhões de pessoas ao redor do mundo. Em nosso país, 6 milhões de brasileiros já utilizam a assistente de inteligência artificial.

Como utilizar a Luzia no WhatsApp? E no Telegram?

Para utilizar a Luzia no WhatsApp, basta salvar o número (11) 97255-3036 e iniciar uma conversa com esse contato. Também existe a possibilidade de acessar o site oficial da plataforma e clicar no link de preferência do WhatsApp ou do Telegram. Depois, o usuário já pode enviar uma mensagem e começar a interagir com o chatbot. Desde o seu lançamento, o foco da plataforma foi disponibilizar a inteligência artificial no WhatsApp. Porém, atendendo aos pedidos do público, a tecnologia chegou mais recentemente no Telegram. 

Segurança e privacidade na Luzia

Os responsáveis pela ferramenta de IA garantem que as conversas são anônimas e a privacidade dos usuários é protegida por criptografia de ponta a ponta. Outra medida de segurança da plataforma está na verificação do número de Luzia. Assim, através da parceira com a Meta, os usuários podem conferir o contato da assistente com o selo verde de verificado no WhatsApp.

Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades. 

Fonte: Luzia, TechTudo, Tecnoblog, Olhar Digital

Compartilhar:

  • Data: 17/10/2023 09:10
  • Alterado:24/10/2023 16:10
  • Autor: Érica Oliveira/Plataformanet
  • Fonte: Plataformanet









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados