Lula: Forças Armadas não são poder moderador e devem agir conforme a Constituição

Petista disse que só quer uma "relação civilizada" com os militares como teria vivido nos seus oito anos de governo

  • Data: 12/01/2023 21:01
  • Alterado: 12/01/2023 21:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Lula: Forças Armadas não são poder moderador e devem agir conforme a Constituição

Crédito:Reprodução

Você está em:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que as Forças Armadas precisam se restringir ao papel reservado a elas pela Constituição. “As Forças Armadas não são poder moderador como pensam que são. Elas têm papel na Constituição, que é defesa do povo brasileiro e da soberania contra possíveis inimigos externos. Está definido na Constituição e é isso que quero que façam bem feito”, declarou Lula.

De acordo com o petista, ele relatou aos chefes das Forças Armadas incômodo com a presença de familiares de militares pedindo um golpe nos acampamentos instalados próximos ao QG do Exército – que, na opinião dele, ficaram lá por muito tempo.

Lula disse que só quer uma “relação civilizada” com os militares como teria vivido nos seus oito anos de governo. “Eu convivi por oito anos muito bem com as Forças Armadas”, declarou o presidente, em encontro com jornalistas nesta quinta-feira. “Eu não tenho má imagem das Forças Armadas”.

O presidente aproveitou para criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi expulso do Exército por má conduta e conseguiu, ainda assim, ter militares como aliados. “Bolsonaro mudou o comportamento de muita gente nesse país”, declarou.

Ao comentar a formação do governo, Lula afirmou que o ministério está “bem montado” e que, agora, o foco é montar o segundo escalão, os conselhos e as estatais.

“Vamos normalizar esse país, com cada um cumprindo a sua função” acrescentou. “É o Congresso votar sem precisar de orçamento secreto, é o presidente da República executar o Orçamento tal como foi aprovado, de acordo com orientações e cumprimento do TCU. E As Forças Armadas cumprirem seu papel. Sou contra a judicialização da política e politicagem do Judiciário. Se cada um voltar a cumprir suas funções, esse país volta a viver tranquilo”, declarou Lula.

Compartilhar:

  • Data: 12/01/2023 09:01
  • Alterado:12/01/2023 21:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados