Livros mais populares sobre esportes mentais

Os esportes mentais, como o poker e o xadrez, cresceram de forma expressiva em popularidade ao longo dos últimos anos. Com um número maior de pessoas interessadas em desenvolver suas habilidades, surgiram cada vez mais livros voltados para as principais estratégias das modalidades e aqui será possível conhecer as obras mais populares disponíveis. Xadrez conta […]

  • Data: 21/07/2022 16:07
  • Alterado: 21/07/2022 16:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: ABCdoABC
Livros mais populares sobre esportes mentais

Crédito:

Você está em:

Os esportes mentais, como o poker e o xadrez, cresceram de forma expressiva em popularidade ao longo dos últimos anos. Com um número maior de pessoas interessadas em desenvolver suas habilidades, surgiram cada vez mais livros voltados para as principais estratégias das modalidades e aqui será possível conhecer as obras mais populares disponíveis.

Xadrez conta com diversos livros interessantes

Com origem no longínquo século VI, o xadrez conquistou uma legião de fãs ao longo dos últimos dois milênios, mas o objetivo principal de dominar o rei do adversário em um embate tão intelectual quanto emocional continua o mesmo.

Disputado entre 2 jogadores munidos de 16 peças que podem ser tão simples quanto peões e tão versáteis quanto bispos e rainhas em um tabuleiro de 64 casas, o jogo é famoso por ser um dos títulos mais complexos, interessantes e estratégicos de todos os tempos.

Os números do xadrez cresceram ainda mais nos últimos anos com o lançamento da premiada série “O Gambito da Rainha” e é possível encontrar oponentes de todos os níveis online em plataformas como Chess.com.

Sendo assim, não surpreende que existam muitas obras dedicadas ao estudo dessa modalidade. Nesse sentido, uma das principais recomendações para qualquer aspirante a enxadrista é o exemplar “Xadrez para Leigos”, do autor James Eade.

A série para leigos é mundialmente conhecida pela sua alta capacidade de dividir conceitos difíceis em um conteúdo prático, didático e acessível e aqui não é diferente com o autor Eade, que ensina desde as regras mais básicas do jogo e seus princípios elementares até conceitos de etiqueta.

Outras obras essenciais para quem pretende se destacar nesse esporte mental são aquelas escritas pelo grande mestre e campeão mundial de xadrez Garry Kasparov.

Conhecido como um dos maiores enxadristas de todos os tempos, Kasparov é autor tanto de “Táticas de Xeque Mate”, livro voltado exclusivamente para as melhores formas de se vencer uma partida, quanto da coleção “Meus Grandes Predecessores”, que conta com cinco volumes.

Coletânea magnífica e praticamente essencial para quem quer entender como a modalidade evolui ao longo dos anos, cada um dos cinco volumes faz uma análise aprofundada de todos os campeões que vieram antes de Kasparov, assim como todos os campeonatos disputados ao longo das últimas 18 décadas – sendo um verdadeiro tratado histórico do esporte.

Poker é repleto de obras valiosas que podem melhorar o nível dos jogadores

O pôquer é um dos esportes mentais mais populares do mundo e também tem aspectos essenciais a serem conhecidos, principalmente as regras, que incluem o número de cartas que cada jogador recebe, o valor individual e coletivo de cada uma delas e o fluxo geral do jogo.

Diferentemente do xadrez, que é famoso por ser complexo desde o início, o poker é considerado mais acessível e mundialmente conhecido por ser um jogo fácil de aprender, mas difícil de dominar.

Nesse sentido, a leitura de algumas obras pode ajudar muito na jornada de qualquer jogador iniciante interessado em evoluir e aqui novamente a série para leigos é muito bem recomendada por meio do título “Poker para Leigos”.

Escrito em conjunto pelos autores Richard D. Harroch e Lou Krieger, o livro conta com uma excelente introdução para a história da modalidade ao longo dos anos e a terminologia utilizada pelos jogadores, o que permite que os entusiastas rapidamente aprendam os principais termos desse esporte mental.

Outro ponto interessante é que há um capítulo inteiro dedicado a como montar um home game, o que possibilita que o leitor possa organizar jogos caseiros com seus amigos e conhecidos em pouco tempo.

Para completar, o exemplar também fala um pouco sobre como gerenciar a banca em torneios ou clubes de poker e exalta a importância da psicologia nesse esporte.

Aproveitando o gancho, não existe manuscrito mais recomendado para quem quer entender sobre o papel da mente no poker que “O Jogo Mental do Poker”, de Barry Carter e Jared Tendler.

Totalmente voltado para o lado psicológico e de controle de emoções, ele é essencial para compreender como a mente funciona quando se está jogando e o que fazer em cada situação para obter o melhor resultado possível.

Muitas outras obras interessantes disponíveis

Os livros mencionados acima são apenas algumas das principais obras voltadas para cada um desses esportes mentais e que podem ser adicionados a uma eventual lista de leitura, mas existem muitos outros títulos que podem ser recomendados e os interessados em desenvolver habilidades têm um conteúdo enorme a sua disposição.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 21/07/2022 04:07
  • Alterado:21/07/2022 16:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados