Livro ensina práticas de urgência e emergência a idosos
Obra lançada no Simpósio Internacional de Ciência do Esporte é considerada é uma das mais conceituadas sobre Saúde e Envelhecimento
- Data: 04/11/2013 15:11
- Alterado: 04/11/2013 15:11
- Autor: Redação
Meliponário do Jardim Botânico de São Paulo
Crédito:
Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) apontam que um terço dos atendimentos por lesões traumáticas nos hospitais do País ocorre com pessoas com mais de 60 anos, e cerca de 75% dos casos acontecem dentro de casa. Para orientar familiares e cuidadores sobre como proceder nessas e em outras situações que envolvem acidentes com idosos, foi lançado o livro ‘Envelhecimento, Exercício e Saúde’.
A obra produzida pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Atividade Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS) foi organizada pela professora da Dra. Sandra Marcela Mahecha Matsudo e tem a participação ao professor Ednei Fernando dos Santos, da Universidade Anhanguera UniABC, como autor de capítulo sobre primeiros socorros ao idoso, com ilustrações e técnicas.
O livro ganhou repercussão internacional ao ser apresentada no 36º Simpósio Internacional de Ciência do Esporte, realizado nesse mês em São Paulo. “Trata-se de um público que está mais exposto a ambientes de riscos e acidentes, o que sugere aumento nas ocorrências de traumas, como quedas, acidentes de trânsito, atropelamento e queimaduras. Mesmo com o aumento na prevalência e incidência de trauma no indivíduo idoso, poucos estudos identificam os fatores associados aos riscos, medidas capazes de prever o aparecimento de complicações e a mortalidade a esse público”, comenta o professor, que também é Cabo do 8º Grupamento de Bombeiros.
Segundo ele, geralmente o idoso apresenta elevada taxa de doenças preexistentes e complicações após o trauma, necessitando de internação hospitalar com maior frequência, consumindo recursos econômicos e hospitalares acima de qualquer outra faixa etária, pois lidera o ranking dos internados em centros de tratamento intensivo. “No Brasil o trauma é a segunda causa de morte, acometendo 130.000 mil mortes anuais, perdendo somente para as doenças cardiovasculares, desse total 9.000 mil estão relacionados a faixa etária geriátrica”, afirma Ednei.
MEDIDAS PREVENTIVAS
Algumas medidas simples podem evitar acidentes. Confira algumas delas apontadas no livro:
Evite tapetes soltos pela casa
Ambientes mal iluminados
Objetos ou obstáculos pelo caminho
Calçados escorregadios
Terreno irregular ou escorregadio
Use corrimão para subir ou descer escadas
Ao buscar objetos no alto evite bancos, cadeiras ou outros objetos instáveis.