Leva e traz – Ford Transit Furgão da nova geração foi lançado em outubro aqui no Brasil

Ford Transit Furgão modelo 350 versão L2H3 mostra seus predicados nas entregas urbanas

  • Data: 23/08/2022 09:08
  • Alterado: 16/08/2023 00:08
  • Autor: Leonardo Doca
  • Fonte: Agência Transporta Brasil - especial para a Agência AutoMotrix
Leva e traz – Ford Transit Furgão da nova geração foi lançado em outubro aqui no Brasil

Ford Transit Furgão

Crédito:Leo Doca / Transporta Brasil

Você está em:

Depois de toda controvérsia sobre o fechamento das operações industriais no Brasil, no início de 2021, passando pela criação de uma nova divisão de veículos comerciais no país, a Ford lançou no mercado brasileiro em outubro do ano passado uma nova geração da Transit. Lançado há mais de 60 anos e consagrado no mundo com mais de 10 milhões de unidades vendidas, o comercial leve chegou primeiro na versão para passageiros, que impressionou por incorporar muito conforto e sistemas de segurança ativa, como a frenagem por meio de radar e sensores altamente avançados. Em abril deste ano, chegou às concessionárias nacionais da marca norte-americana a versão furgão da Transit, para atender a uma demanda cada vez maior pelo transporte urbano de pequenas e médias encomendas, embalada principalmente pelo crescente apetite dos consumidores pelo comércio eletrônico. Transporte de mercadorias, e-commerce e ambulância, que respondem por cerca de 63% das vendas do segmento de comerciais leves grandes.

A Transit Furgão oferece duas opções de modelos, ambos com teto alto: o L2H3, versão de comprimento médio, com volume de 10,7 metros cúbicos e capacidade de 1.222 quilos, e o L3H3, variante de comprimento longo, com volume de 12,4 m3 e capacidade de 1.181 quilos. O Peso Bruto Total da Transit Furgão modelo 350 versão L2H3 é de 3,50 toneladas – pode ser conduzido por motoristas habilitados com CNH categoria B. O motor é o EcoBlue Diesel 2.0 que desenvolve potência de até 170 cavalos a 3.500 rpm. A transmissão é manual de 6 marchas. A central multimídia tem tela de LCD “touchscreen” de 8 polegadas e conta com navegação via aplicativos e espelhamento de smartphone por Apple CarPlay ou Android Auto. O sistema permite comandos de voz em português, conexão Bluetooth e Wi-Fi nativo, além do tradicional rádio AM/FM. O veículo tem ar-condicionado frontal e tomadas 12V e USB.

A Transit Furgão oferece assistente de partida em rampa, sistema Start/Stop, dois airbags frontais e sistemas eletrônicos que colaboram para dar estabilidade e segurança à rodagem. Os sistemas incluem controle de estabilidade, sistema eletrônico de frenagem, controle anti-capotamento e assistência eletrônica de frenagens de emergência. O preço da Transit Furgão parte de R$ 239.900. Na Turquia, nos Estados Unidos e na China, já está em produção a versão totalmente elétrica E-Transit, que deverá chegar ao Brasil em 2023. Ao lado das versões Minibus e Furgão da Transit, que vêm do Uruguai, a Ford comercializa no Brasil as picapes Ranger (importada da Argentina) e Maverick (do México), os utilitários esportivos Bronco (do México) e Territory (da China) e o cupê esportivo Mustang Mach 1 (dos Estados Unidos). (colaborou Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix)

Impressões ao Dirigir

Melhor que a encomenda

Ao longo de uma semana, a versão Transit Furgão 350 L2H3, o médio com capacidade volumétrica de 10,7 metros cúbicos e de carga líquida de 1,2 tonelada, foi avaliada em missões de transporte dentro da zona urbana da Região Metropolitana de São Paulo. O furgão da Ford rodou cerca de 350 quilômetros no total para fazer vários pequenos transportes de caixas, volumes e sacas, simulando os tipos de encomendas que são tradicionalmente carregadas pela cidade, sempre rodando com peso acima de meia carga.

No “anda e para” do trânsito das grandes cidades, a dirigibilidade da Transit Furgão agrada. O modelo traz alguns detalhes que tratam bem do motorista, incluindo um banco confortável e uma posição de direção favorável para os que cumprem horas e horas de trabalho. O volante é multifuncional e dá acesso ao controle do sistema de multimídia e dos menus do computador de bordo com tela de 2,3 polegadas, que, apesar de simples, traz muitas funcionalidades, como contagem de quilômetros de viagens e registro de consumo. Na transmissão manual de 6 marchas, a última conta com “overdrive”, com relação de 0,78:1, o que ajuda a propiciar economia em tiros mais longos e trechos rodoviários e em vias expressas.

A alavanca de câmbio integrada ao painel é curta, com encaixes e engates macios e precisos. As jornadas de quatro horas de rodagem com vinte minutos de descanso não foram extenuantes, apesar da necessidade de fazer a trocas de marchas no anda e para do trânsito urbano. O conforto do banco e os equipamentos disponíveis fazem da operação algo agradável e tranquilo. O painel digital do cluster mostra um assistente de troca de marchas, para aproveitar melhor o giro do motor, com boa manobrabilidade, tanto para estacionar quanto para movimentar o furgão em algum pátio para carga e descarga. A câmera de ré e o sensor traseiro de estacionamento completam o pacote de facilidades para o motorista. A rodagem é bem segura e tranquila, com boa visibilidade no cockpit, além de uma variedade de nichos e porta-trecos espalhados pela cabine. Tem também locais para acondicionamento de copos e garrafa de água.

Os arranques, mesmo com o veículo carregado, são fortes e precisos, com torque de sobra para quando é necessário. A suspensão dá conta de transferir pouca vibração do chassi para o compartimento de cargas, o que ajuda na segurança e facilita na amarração. Foram testadas várias configurações de carga, utilizando os pontos de ancoragem disponíveis e o atrito do piso, com sucesso. Não houve avarias ou movimentações significativas da carga. Os acessos ao compartimento de carga são feitos por meio da porta traseira, que abre em duas folhas, com trava fácil de se abrir, podendo ser configuradas para abertura em 270 graus. O outro acesso é feito pela porta lateral deslizante. Por ali, dá para colocar um pallet carregado por uma empilhadeira.  Durante o teste, o veículo apresentou um consumo médio de 13 km/l de diesel. A nova configuração da Ford Transit corrigiu muitos problemas da versão antiga, principalmente pelo emprego de um motor muito mais moderno e econômico, que já atende às normas Euro 6 de emissão de poluentes.

Compartilhar:
1
Crédito:Leo Doca / Transporta Brasil
1
Crédito:Leo Doca / Transporta Brasil
1
Crédito:Leo Doca / Transporta Brasil
1
Crédito:Leo Doca / Transporta Brasil
1
Crédito:Leo Doca / Transporta Brasil
1
Crédito:Leo Doca / Transporta Brasil Ford Transit Furgão

  • Data: 23/08/2022 09:08
  • Alterado:16/08/2023 00:08
  • Autor: Leonardo Doca
  • Fonte: Agência Transporta Brasil - especial para a Agência AutoMotrix









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados