Laboratório itinerante do Butantan passa a ser 100% automatizado para testar novas vacinas

Após balanço positivo do Projeto LAB MÓVEL, container agora terá capacidade de processamento de amostras até 10 vezes maior

  • Data: 27/04/2022 13:04
  • Alterado: 17/08/2023 05:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Butantan
Laboratório itinerante do Butantan passa a ser 100% automatizado para testar novas vacinas

Pela primeira vez

Crédito:Comunicação Butantan

Você está em:

Após rodar mais de 30 mil quilômetros pelo estado de São Paulo, realizando o sequenciamento de variantes do SARS-CoV-2, o LAB MÓVEL ganhará um novo propósito. O laboratório de ponta, instalado em um container sobre rodas, agora passará a ser usado para testes de eficiência das vacinas desenvolvidas pelo Instituto Butantan, com o desenvolvimento de novas técnicas de análise científicas. Além do novo foco, o espaço também ganhou reformas estruturais que maximizam a velocidade dos processos.

Em um ensaio clínico que será apresentado para a Anvisa, a gente precisa entender se o soro indivíduo que tomou a vacina em estudo apresenta anticorpos neutralizantes contra diferentes cepas desse vírus. Isso é um ensaio de soroneutralização. No Brasil, não temos uma estrutura validada pelo órgão regulatório sanitário que reconheça esse tipo de estudo, então temos que fazer em outros países, como China e Canadá”, explica Sandra Coccuzzo, diretora do Centro de Desenvolvimento Científico (CDC) do Instituto Butantan.

Dessa forma, o LAB MÓVEL, que já possuía tecnologia e equipamentos de ponta, passou por adequações estruturais de automação que poderão acelerar o tempo de análise de amostras recebidas pelos centros parceiros que ajudam nos ensaios clínicos. “Associando a velocidade do robô com o processo, na prática, quer dizer que não teremos o limite de, por exemplo, 300 análises por dia, agora poderemos fazer três mil”, comenta Sandra.

O container deixará de ser itinerante, pois as amostras de estudos clínicos precisam ser centralizados no instituto. Mas a nova velocidade de análises permite que os resultados saiam muito mais rápido do que ocorria com os sequenciamentos e diagnósticos focados apenas em Covid-19.

Finalizado em março deste ano, o projeto itinerante LAB MÓVEL iniciou-se em agosto de 2021 com o objetivo de realizar exames de diagnósticos e sequenciamento genômico do SARS-Cov-2 nas cidades do interior paulista para identificar casos com agilidade, além reconhecer as variantes predominantes e as regiões mais críticas de cada Departamento Regional de Saúde (DRS). Desde então, o LAB MÓVEL passou por 12 DRS diferentes, acumulando 30 mil KM rodados e mais de 38 mil testes RT-PCR de 122 cidades paulistas.

Compartilhar:

  • Data: 27/04/2022 01:04
  • Alterado:17/08/2023 05:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Butantan









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados