Laboratório de Criação convida adultos e crianças a uma imersão criativa na obra de Tunga
Laboratório de Criação, inspirado em TUNGA: Conjunções Magnéticas, faz uma imersão da obra do artista por meio de performatividade
- Data: 06/01/2022 14:01
- Alterado: 17/08/2023 11:08
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Laboratório de criação
Crédito:Acervo Carolina Velasquez
Dentro de sua programação educativa, o Itaú Cultural abre as inscrições para o Laboratório de Criação a partir de 23 de fevereiro. A atividade é inspirada na mostra TUNGA: Conjunções Magnéticas, em cartaz no espaço expositivo da organização, se estendendo ao Instituto Tomie Othake. Comandado pela arte-educadora Carolina Velásquez, ela é realizada pelo Zoom, nos sábados de março, dias 5, 12, 19 e 26, sempre com início às 14h, duração de 90 minutos aproximadamente e interpretação em Libras. As inscrições, para as 100 vagas disponíveis, devem ser feitas por meio do site do Itaú Cultural.
Esta oficina de experimentação artística tem como um de seus objetivos fazer com que os participantes se sintam, de fato, nas duas instituições que abrigam a mostra dedicada a Tunga, abordando obras abrigadas em ambos os espaços. Os participantes são estimulados a despertarem um estado de performatividade inspirados pela poética de Tunga utilizando objetos encontrados em casa para fazer composições com o próprio corpo e buscando novas formas de se relacionar consigo e com o espaço.
Carolina Velásquez é bacharel em artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Pós-graduada em Práticas Artísticas Contemporâneas, na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e Mestre em Processos da Arte, também pela Unesp. Sua produção artística tem como estrutura a ancestralidade, por meio da recriação de performances rituais com base em celebrações de povos originários.
Tunga: Conjunções magnéticas
A exposição, em cartaz nos três andares do espaço expositivo do Itaú Cultural até dia 10 de abril, é composta por cerca de 300 obras bidimensionais e tridimensionais, entre trabalhos produzidos desde o início de sua carreira, quando ele tinha 18 anos, até as suas últimas criações, em 2015, e itens de seu ateliê. São desenhos – os quais permeiam seu trabalho em toda a carreira –, esculturas, objetos, instalações, vídeos, performances, cadernos de artista, esboços e materiais que ele utilizava.
Esta mostra se estende para o Instituto Tomie Ohtake, situado no bairro de Pinheiros, onde o público aprecia Gravitação Magnética. Composta por aproximadamente 300 quilômetros de fios de metal – se fossem estendidos em uma linha só –, a obra participou da 19ª Bienal de São Paulo em 1987 e nunca foi remontada. Além de desenhos que acompanham o trabalho e uma maquete, ali também estará exposta ÃO, atualmente podendo ser visitada apenas no Instituto Inhotim.
SERVIÇO:
Laboratório de Criação – com Carolina Velásquez
Dias 5, 12, 19 e 26 de março, às 14h
Inscrições: a partir de 23 de fevereiro, em: www.itaucultural.org.br
Classificação: livre
Vagas: 100 por ordem de inscrição
Duração: 90 minutos
Local: Zoom