Juntas, Célia e Banda Jazz Sinfônica de Diadema dão show no Clara Nunes
Chico e Noel – Os Poetas do Cotidiano, são os homenageados, com participação especial de Beto Criolo
- Data: 12/06/2012 15:06
- Alterado: 22/08/2023 20:08
- Autor: Jariza Rugiano
- Fonte: SECOM Diadema
Crédito:
Releituras musicais serão apresentadas pela cantora Célia e a Banda Jazz Sinfônica de Diadema (BJSD) no show “Chico e Noel – Os Poetas do Cotidiano”. A apresentação, totalmente gratuita, será nesta sexta-feira (15/6), às 20h, no Teatro Clara Nunes, em Diadema, região metropolitana de São Paulo.
Além dos artistas, o MC Beto Criolo, rapper da cidade, participará com o hip hop na música “Deus lhe Pague”, de Chico Buarque. Outras composições de Chico Buarque, como “Vai Passar” e “Tatuagem”, e canções de Noel Rosa, entre elas, “Três Apitos”, “Palpite Infeliz” e “Quem Ri Melhor”, estarão no espetáculo, que tem duração de mais de uma hora.
O tema escolhido para o show foi de comum acordo tanto com a intérprete Célia, quanto com a BJSD, que se apresentam juntas pela primeira vez. Para as adaptações foram realizados dois ensaios no Teatro Clara Nunes, um na sexta-feira (8/6) e outro na última segunda-feira (11/6). O convite partiu de Paulo Assis, produtor musical do grupo, que já se envolveu em alguns trabalhos da cantora.
No show que ocupará o Teatro Clara Nunes, a paulistana Célia Regina Cruz utilizará a especialidade em canto popular para interpretar e dar novo sentido às músicas conhecidas pelo grande púbico. Também é conhecida por explorar os sons do violão, percussão e voz. O primeiro disco que lançou foi “Célia” (1971), com regravações como “Adeus Batucada”, de Carmem Miranda. O álbum recebeu várias premiações, dentre elas, o Prêmio Roquete Pinto.
Célia participou de festivais internacionais e chegou a dividir palco com outros nomes renomados, como Milton Nascimento e Egberto Gismonti. O trabalho mais recente é o CD “Outros Românticos” (2011), pela gravadora Jóia Moderna que reúne canções gravadas por Roberto Carlos, mas compostas por outros letristas, como Benito di Paula e Demétrius. Atualmente a artista concorre ao Prêmio da Música Brasileira 2012, na categoria Canção Popular, pelo segundo ano consecutivo. Com o álbum “Outros Românticos” disputa com Alcione e Ângela Maria, na premiação que será nesta quarta-feira (13/6), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Banda Jazz Sinfônica de Diadema – Na apresentação, a BJSD mostrará afinidade com a obra de Noel Rosa, por ter um disco montado em homenagem ao centenário do compositor. O CD “Noel Rosa” foi lançado em 2009 também em comemoração aos 50 anos de Diadema e chamou a atenção dos realizadores do 45º Montreux Jazz Festival. O evento ocorreu na Suíça em 2011, que chamou o grupo para fazer parte com o show BraZZilidades, voltado aos trabalhos de Hermeto Pascoal, Moacir Santos e Egberto Gismonti. No Festival internacional alcançou um público com cerca de duas mil pessoas.
Formada em 2001, a Banda recebe apoio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Associação Musical de Diadema. Suas influências vêm de big bands norte-americanas das décadas de 1930 e 1940, com saxofones, quatro trompetes, quatro trombones, percussão e com os principais instrumentos da família das madeiras: flauta, clarinete, oboé, fagote e trompa.
Com repertório predominantemente de músicas brasileiras, no estilo jazz, a banda aplica arranjos inovadores e há seis anos o conjunto é regido pelo maestro Todd Murphy, formado pela Universidade de Miami. A BJSD já participou de eventos dentro e fora de São Paulo, acompanhando vários instrumentistas, como os trombonistas Raul de Souza e Itacyr Bocato Jr, o pianista Arthur Moreira Lima, Chico Oliveira, Fabiana Cozza e Vânia Bastos.
Cidade musical – Diadema mantém uma política pública voltada à difusão das várias linguagens culturais, paralelamente a ampliação do acesso dos moradores aos espetáculos e aos processos de produção. Uma rede de equipamentos públicos e de profissionais qualificados dá suporte às ações. Na área musical, além da BJSD, o município conta com a Casa de Música, Lira Musical e um coral juvenil.
Serviço:
Célia e Banda Jazz Sinfônica de Diadema apresentam “Chico e Noel – Os Poetas do Cotidiano”
Data: 15/6, sexta-feira, às 20h
Local: Teatro Clara Nunes
End: R. Graciosa, 300 – Centro – Tel.: 4056-3366
Tempo em Diadema para amanhã
27/12
Nublado com chuva forte durante o dia. À noite, chuva diminui de intensidade, mas não para
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite
Temperatura em
Diadema
Max: 24°C
Min: 20°C
Chuva em
Diadema
Probabilidade: 100%
Quantidade: 26mm
Ventos em
Diadema
Velocidade: 9km/h