Junho Lilás conta com engajamento de famosos, influenciadores e veículos de mídia
Campanha lançada pelo Instituto Jô Clemente em parceria com a Unisert foi concedida pela agência KZ e visa expandir o acesso da população ao Teste do Pezinho Ampliado
- Data: 29/06/2020 11:06
- Alterado: 29/06/2020 11:06
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto Jô Clemente
Crédito:Arquivo/Agência Brasil
A quarta edição consecutiva da campanha Junho Lilás, promovida pelo Instituto Jô Clemente (antiga Apae de São Paulo) em parceria com a União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (Unisert), conta com o engajamento de famosos nas redes sociais. Desde 6 de junho, Dia Nacional do Teste do Pezinho, personalidades como as apresentadoras Maísa Silva, Sabrina Sato, Maria Cândida e Michelle Gianella estão postando em seus perfis oficiais no Instagram fotos e vídeos vestindo a camiseta da campanha, concebida voluntariamente pela agência KZ Inteligência em Comunicação, na defesa da expansão do acesso ao Teste do Pezinho Ampliado a todos os bebês nascidos no Brasil, por meio da hashtag #VamosDarMaisUmPasso.
As cantoras Claudia Leitte e Luiza Possi também participam ativamente do projeto. Além delas, a ex-jogadora de vôlei Fofão vestiu a camiseta e diversas influenciadoras e blogueiras postaram artes, imagens e vídeos com filtros na cor lilás, disseminando a mensagem e a hashtag de apoio à ampliação do Teste do Pezinho, assim como veículos de comunicação, que postaram conteúdos sobre a campanha em suas fanpages e também compartilharam a hashtag. Para o Facebook, a KZ criou um avatar, que já foi compartilhado e utilizado por milhares de pessoas em todo o país.
Além do engajamento de famosos, influenciadores e veículos de mídia, o Instituto Jô Clemente está promovendo lives ao longo de todo o mês com informações a respeito das doenças diagnosticadas no Teste do Pezinho. Em 5 de junho, a doutora Ana Escobar, médica pediatra e embaixadora oficial de Saúde da Organização, participou da live de pré-lançamento do Junho Lilás, que foi vista simultaneamente por mais de 300 pessoas. No dia 25 desse mês, o Instituto desenvolverá mais uma live, abordando sobre cuidados com a gestante com fenilcetonúria, com moderação de Tania Marini de Carvalho, vice-presidente da Associação Amiga dos Fenilcetonúricos (SAFE Brasil). Por fim, no dia 30, finalizando o mês de campanha, o Instituto Jô Clemente irá fomentar, via transmissão ao vivo, sobre os benefícios de se ampliar o Teste do Pezinho. Na ocasião, o Dr. Antonio Condino Netto, médico imunologista e consultor técnico da Organização, na companhia da Dra. Fernanda Monti, neurologista infantil e consultora técnica do IJC e da Dra. Clarissa Bueno, neurologista infantil, especialista em fisiologia humana e erros inatos do metabolismo, discutirão a temática.
O Instituto Jô Clemente conta, também, com espaço concedido gratuitamente em emissoras de rádio, para a divulgação de spots informativos, e anúncios em revistas.
Junho Lilás 2020
Com o objetivo de conscientizar o poder público e a sociedade civil sobre a importância de se expandir o acesso da população ao Teste do Pezinho Ampliado, especialmente em meio à pandemia do novo coronavírus, o Instituto Jô Clemente (antiga APAE DE SÃO PAULO) e a União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (Unisert) lançaram em 6 de junho, Dia Nacional do Teste do Pezinho, a quarta edição consecutiva da campanha Junho Lilás, com a hashtag #VamosDarMaisUmPasso .
Atualmente a triagem neonatal oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) contempla a análise de somente seis doenças (Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência Biotinidase). Já o teste ampliado pode detectar até 50 doenças*, sendo disponibilizado atualmente apenas nas maternidades privadas.
Pioneiro na realização do exame no país, o Instituto Jô Clemente implantou o Teste do Pezinho no Brasil em 1976 e, desde 2001, é um Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) credenciado pelo Ministério da Saúde, tendo sido um dos principais responsáveis pelo surgimento das leis que obrigam e regulamentam esta atividade, que se tornou conhecida por “Teste do Pezinho”. Atualmente, a Organização é responsável pela realização da triagem de 80% dos bebês nascidos na capital paulista e 67% dos recém-nascidos do Estado de São Paulo, por meio do SUS (293 mil) e de maternidades e hospitais privados (103 mil, sendo 28% de testes ampliados). O Laboratório do Instituto Jô Clemente é o maior do Brasil em número de exames realizados e desde a sua implantação triou mais de 16,5 milhões de crianças brasileiras. Somente em 2019, foram triados 395.281 bebês na Instituição, totalizando 2.635.283 exames.
*Doenças triadas no Teste Ampliado
• AAAC (Aminoacidopatias e Distúrbios do Ciclo da Uréia / Distúrbios Ácidos Orgânicos / Distúrbios de Oxidação dos Ácidos Graxos) – Perfil TANDEM MS / MS que inclui a detecção de 38 doenças
• Galactosemia
• Leucinose
• Deficiência de G6PD
• Toxoplasmose Congênita
• Imunodeficiência Combinada Grave e Agamaglobulinemia (SCID E AGAMA)