Julio Moura lança em São Paulo ‘Pelas ruas que andei’, biografia de Alceu Valença
O biógrafo conversa com o público sobre a obra e seu processo de produção. O cantor pernambucano estará presente como observador na plateia e na sessão de autógrafos na sequência
- Data: 25/07/2023 08:07
- Alterado: 25/07/2023 08:07
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:Reprodução
No dia 27 de julho, às 19h, acontece na Sala Itaú Cultural o lançamento da biografia de Alceu Valença, assinada pelo jornalista e escritor Julio Moura. O autor conversa com o público sobre a obra, com mediação do escritor, publisher e podcaster Bento Araújo. O cantor se junta a Moura na sessão de autógrafos. A entrada, como todas as atividades no IC, é gratuita. Para quem ainda não tiver reservado ingresso pela INTI, o Itaú Cultural trabalha com fila de espera para as pessoas adquirirem os bilhetes daqueles que fizeram a reserva on-line, mas não compareceram até 10 minutos antes do início as apresentações.
A narrativa se desenrola por 562 páginas que segue em ordem cronológica as histórias de 77 anos de vida e 50 de carreira do pernambucano, natural de São Bento do Uma. Moura começou a alimentar a ideia de escrever sobre Alceu Valença desde que começou a trabalhar com ele, em 2009. “Percebo que existe uma carência de biografias musicais no Brasil. Essa carência vem sendo atenuada nos últimos tempos, mas a geração do Alceu possui pouquíssimas biografias”, conta o autor, que já escreveu Por trás da luneta, publicado 2015, pela Editora Chiado, sobre o filme A luneta do tempo, escrito e dirigido pelo próprio cantor.
O projeto é de 2019 e em sua maioria foi escrito durante a pandemia. “Optei por fazer um livro mais em cima de pesquisa histórica, em jornais, revistas, livros, outras publicações, e muito do que venho conversando com Alceu em 14 anos de convivência bem próxima”, relata Moura.
Parceria da Relicário Produções Culturais e Editoriais e da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), sob coordenação editorial de Carla Valença, o projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio do Banco Itaú, apoio da Uninassau e realização do Ministério da Cultura.
A obra tem versões impressa, digital e, ainda, um audiolivro – disponível em www.audiolivro.art.br – adaptado aos requisitos de acessibilidade e pensado com recursos extras para os fãs do formato. A narração é de Amanda Menelau, Bernardo Valença, Giordano Castro e Nínive Caldas.
SERVIÇO:
Lançamento do livro Pelas ruas que andei
Julio Moura bate-papo com o público; Bento Araújo faz a medição
De 27 de julho (quinta-feira), às 19h
Sala Itaú Cultural
Capacidade: 224 lugares
Duração: 120 minutos
Entrada gratuita
Classificação: livre
Na sequência, sessão de autógrafos
Com Julio Moura e Alceu Valença